Conecte-se conosco

Itacaré

POLÊMICA: Estrada de Taboquinhas – Itacaré quem será o pai da Criança?

Publicado

em

Desde que foi anunciado o início das obras de pavimentação asfáltica da BA 654, a estrada que liga o distrito de Taboquinhas a Itacaré, que o assunto tem gerado muita polêmica e diversos políticos, como vereadores e deputados, tem tentado assumir a paternidade da obra.

Após mais de 20 anos de luta, sobretudo da comunidade de Taboquinhas, do CDL de Ubaitaba, dos prefeitos anteriores e do atual, e com certeza do Movimento Popular Pró Taboquinhas – MPPT, enfim foi anunciado pelo DERBA, a empresa que fará a obra, a Campbell dando início na obra que já nos próximos  dias.

E o assunto tem gerado muita polêmica, principalmente após o vereador Josemar ter postado no Facebook e em alguns sites de Itacaré, inclusive no nosso Itacaré Urgente, o anúncio das obras.

O que automaticamente fez com que muita gente atribuísse a ele a conquista da estrada de Taboquinhas já que postou foto com a deputada Ângela Souza anunciando a obra. Logo após isso, muitos comentários foram feitos pelos leitores no Itacaré Urgente que os vereadores de Taboquinhas nada tinha a ver com essa conquista e nem mesmo o Movimento Popular Pró Taboquinhas.

MPPT comemorando a conquista de melhoramentos da estrada que desde o ano passado já havia sendo feito

 Em entrevista, o professor e policial Charles Gusmão, um dos diretores do Movimento Popular Pró Taboquinhas – MPPT – afirma que se tem alguém que merece mais o mérito dessa conquista é a comunidade de Taboquinhas que muito lutou por esse feito, através do MPPT que há mais de 02 anos luta por essa estrada, com ações de mobilização social muito importante, como a paralisação da BR 101 no ano passado, que fez com que eles conseguissem audiência com o Governador e diretores do DERBA e desde essa época que as conversas foram avançando para enfim chegar ao tão sonhado anúncio da estrada, desde o início deste ano.

 O vereador Maurição que é de Taboquinhas também se manifestou e disse: “Que vereador de Itacaré nenhum veio no momento de paralisação da estrada representar Taboquinhas, mas agora após o anúncio da obra, fica fácil postar no Facebook que está apoiando a obra. E inclusive, agora estamos próximos à eleição de deputado, por isso vários deputados, mas em nenhum momento apareceu nenhum deputado para apoiar Taboquinhas”.

O MPPT nos últimos tempos vinha usando amplamente abaixo assinados, manifestações para chamar atenção do governo e buscou importantes apoios para que houvesse a sensibilização das autoridades para que essa tão sonhada obra saísse para a tão sofrida comunidade de Taboquinhas.

Desde a última ação do Movimento Popular Pró Taboquinhas que foi possível a recuperação da estrada, junto ao DERBA que desde então vinha dando atenção a estrada de Taboquinhas.

Enfim, ao que presenciamos de fora, quando uma obra está para sair, muitos políticos aproveitam a situação para aparecer ou adquirir a paternidade. E essa história, é mais um capítulo de uma longa história. Lembro-me da eleição anterior quando foi anunciado a realização dessa estrada quando diversos políticos, na época candidatos diziam-se o responsável pela realização da obra e agora não seria diferente.

 Segundo Charles e diversos moradores de Taboquinhas, a comunidade local pode presenciar ações do Movimento Popular Pró Taboquinhas na luta por essa estrada, assim como o CDL de Ubaitaba que tanto lutou por isso e até mesmo o prefeito de Ubaitaba, nas gestões anteriores. E provavelmente o ex prefeito de Itacaré e o atual devem já ter buscado essa conquista anteriormente. E ao que nos parece, essa conquista é uma soma de todas essas lutas e mesmo a oportunidade do governador em aumentar seu apoio político junto a população local já que seu governo teve queda significativa de popularidade.

Resta nos uma pergunta, a estrada Itacaré Taboquinhas é uma criança adotiva, de um pai só, ou de muitos pais?

Por Aleilton Oliveira
Ubaitaba.com (www.ubaitaba.com)/ Itacaré Urgente (www.itacareurgente.com)

É professor em Taboquinhas, jornalista graduado em Comunicação Social pela UESC, Pós em mídias Sociais pela WPós e mestrando em Markenting Estratégico pela UCES. Diretor da Comunika  e diversos sites de notícias da região Sul da Bahia.

Publicidade
2 Comentários

1 Comentário

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Notícias da Semana

Copyright © 2021 Ubaitaba.com. Uma empresa do grupo Comunika