Conecte-se conosco

GIRO DE NOTÍCIAS

Com cheia do rio São Francisco, jacarés aparecem em Juazeiro, na BA; vídeo registra réptil carregando um gato na orla da cidade

Publicado

em

Com o aumento do nível das água do rio São Francisco, ampliando a região de áreas alagadas, muitos jacarés passaram a ser avistados na orla de Juazeiro, no norte da Bahia. Com a vegetação aquática reduzida, os animais chegam à margem em busca de alimento.

O fato tem sido registrado constantemente nas últimas semanas por moradores. O Corpo de Bombeiros diz que a incidência do réptil na localidade ocorre por causa da cheia na Barragem do Sobradinho, em Juazeiro.

Nesta semana, um jacaré-do-papo-amarelo assustou moradores, que registraram imagens do animal, enquanto carrega um gato. Nos vídeos, que circulam pelas redes sociais, é possível ver o momento em que o jacaré caminha com o animal na boca na beira do rio.

O Centro de Manejo da Fauna da Caatinga, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) destacou que, naturalmente, os jacarés não atacam humanos. No entanto, há o risco de acidente, caso haja contato com o animal. A preocupação ocorre porque muitas pessoas costumam se reunir às margens do Rio São Francisco, principalmente aos finais de semana.

De acordo com capitão Vagner Queiroz, dos bombeiros, o animal está no seu habitat natural, que foi “estendido” com a cheia do rio. Por isso as pessoas devem manter distância e respeitar o espaço do réptil.

“O jacaré se encontra em seu habitat natural. Esse habitat foi modificado com as vazões da Barragem do Sobradinho. Então ele está explorando esse novo ambiente que se tornou maior. O mais importante é respeitar esse espaço do animal”, disse.

Jacaré foi visto por moradores na região da orla de Juazeiro — Foto: Reprodução/TV São Francisco

Jacaré foi visto por moradores na região da orla de Juazeiro — Foto: Reprodução/TV São Francisco

O oficial destacou que a população deve entrar em contato com os bombeiros somente em caso de registro do animal na área urbana, como casas, parques e calçadas. Desde que os animais passaram a ser vistos com mais frequência, não houve registro de acidente na cidade.

(G1 Bahia)

Publicidade

Notícias da Semana

Copyright © 2021 Ubaitaba.com. Uma empresa do grupo Comunika