Home 10 Bahia 10 Cozinha Show será um dos atrativos do Festival Sabores de Itacaré

Cozinha Show será um dos atrativos do Festival Sabores de Itacaré

A abertura da terceira edição do Festival Gastronômico Sabores de Itacaré contará com a presença do chef Fabrício Lemos, do Restaurante Origem [de Salvador]. Formado pela Escola de Gastronomia Francesa Le Cordon Bleu, o chef abre o festival com uma palestra sobre a diferença entre a culinária e a gastronomia baiana.

 

Em uma palestra show, aberta aos chefes e curiosos do mundo da gastronomia, o chef Fabrício Lemos vai trabalhar temas como: Valorização de Ingredientes Locais; Gastronomia Brasileira; Gastronomia Baiana; e Plantas Alimentícias não convencionais.

Durante a exposição Fabrício vai ensinar como aproveitar melhor os ingredientes comuns em qualquer geladeira na preparação de pratos que vão dá um toque especial na mesa. O Fabrício defende a valorização do sabor original dos alimentos. Em um verdadeiro workshop de gastronomia, o chef vai demonstrar como fazer carne do sol caseira.

“Me sinto lisonjeado em participar e compartilhar um pouco da minha experiência em um festival como esse. Importante ter essa troca e aprender com os produtores locais, descobrir ingredientes da região. É enriquecedor para mim, como para o pequeno produtor que tem possibilidade de mostrar o seu trabalho, como para o dono de restaurante que tem contato direto com o pequeno produtor e acaba abrindo novas fronteiras econômicas e novas receitas criadas, sendo um diferencial no festival. Ficando um legado para a cidade”, declara o chef.

Cozinha Show Itinerante

Nesta edição do Festival Sabores de Itacaré, a Cozinha Show será itinerante. O espaço preparado para palestras e oficinas em uma verdadeira interação entre profissionais locais e visitantes, será aberta ao público. A cozinha será um espaço privilegiado para os chefes locais mostrarem suas habilidades e ensinarem alguns de seus truques, usando como ingredientes os produtos locais e da agricultura familiar.

Na abertura do Festival, entre os dias 1 a 4 de dezembro, ela funcionará na Praça da Mangueira. No segundo final de semana, entre os dias 9 e 10 de dezembro, será montada na Praça São Miguel. No último final de semana do Festival, dias 16 a 17, será a vez da Passarela da Villa.

A programação da Cozinha Show vai valorizar a prata da casa. Diversos chefes de cozinha dos restaurantes participantes, deixarão suas cozinhas para dá aula pública e contar seus segredos. Contará com nomes como o consultor gastronômico, Junior França, a chef Marly Catarina, do Restaurante Café Cacau, o chef Alexson Maia, do Espaço Brasil, o chef Fernando Luz, da Vila Barracuda, o chef Clécio Campos, do Restaurante Itacarezinho, o chef Jô Pinto, do Villa Ecoporam, o chef Paulo Pinto, da Sorveteria Show de Bola, o chef Aurélien Roche, do Txi Resort, e a chef Cláudia Tavares, do Núúh Butequim.

O  Festival Gastronômico Sabores de Itacaré traz originalidade, ao mesmo tempo convida a todos a conhecer um pouco mais da diversidade e qualidade gastronômica de Itacaré. O evento acontece de 1 a 17 de dezembro. Ao todo 40 restaurantes participam do festival. Em dezessete dias de apresentações públicas e gratuitas com os melhores chefs locais, o festival prepara uma programação cultural em uma apresentação especial com manifestações populares e muita música. (Ubaitaba.com)

Check Also

Programação do Novembro Negro em Ubaitaba começa hoje 17

Começa hoje ás 18hs o projeto Novembro Negro na Quadra de Faisqueira. Em uma iniciativa …

Comentários pelo Face:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: