Home 10 Bahia 10 Cozinha Show será um dos atrativos do Festival Sabores de Itacaré

Cozinha Show será um dos atrativos do Festival Sabores de Itacaré

A abertura da terceira edição do Festival Gastronômico Sabores de Itacaré contará com a presença do chef Fabrício Lemos, do Restaurante Origem [de Salvador]. Formado pela Escola de Gastronomia Francesa Le Cordon Bleu, o chef abre o festival com uma palestra sobre a diferença entre a culinária e a gastronomia baiana.

 

Em uma palestra show, aberta aos chefes e curiosos do mundo da gastronomia, o chef Fabrício Lemos vai trabalhar temas como: Valorização de Ingredientes Locais; Gastronomia Brasileira; Gastronomia Baiana; e Plantas Alimentícias não convencionais.

Durante a exposição Fabrício vai ensinar como aproveitar melhor os ingredientes comuns em qualquer geladeira na preparação de pratos que vão dá um toque especial na mesa. O Fabrício defende a valorização do sabor original dos alimentos. Em um verdadeiro workshop de gastronomia, o chef vai demonstrar como fazer carne do sol caseira.

“Me sinto lisonjeado em participar e compartilhar um pouco da minha experiência em um festival como esse. Importante ter essa troca e aprender com os produtores locais, descobrir ingredientes da região. É enriquecedor para mim, como para o pequeno produtor que tem possibilidade de mostrar o seu trabalho, como para o dono de restaurante que tem contato direto com o pequeno produtor e acaba abrindo novas fronteiras econômicas e novas receitas criadas, sendo um diferencial no festival. Ficando um legado para a cidade”, declara o chef.

Cozinha Show Itinerante

Nesta edição do Festival Sabores de Itacaré, a Cozinha Show será itinerante. O espaço preparado para palestras e oficinas em uma verdadeira interação entre profissionais locais e visitantes, será aberta ao público. A cozinha será um espaço privilegiado para os chefes locais mostrarem suas habilidades e ensinarem alguns de seus truques, usando como ingredientes os produtos locais e da agricultura familiar.

Na abertura do Festival, entre os dias 1 a 4 de dezembro, ela funcionará na Praça da Mangueira. No segundo final de semana, entre os dias 9 e 10 de dezembro, será montada na Praça São Miguel. No último final de semana do Festival, dias 16 a 17, será a vez da Passarela da Villa.

A programação da Cozinha Show vai valorizar a prata da casa. Diversos chefes de cozinha dos restaurantes participantes, deixarão suas cozinhas para dá aula pública e contar seus segredos. Contará com nomes como o consultor gastronômico, Junior França, a chef Marly Catarina, do Restaurante Café Cacau, o chef Alexson Maia, do Espaço Brasil, o chef Fernando Luz, da Vila Barracuda, o chef Clécio Campos, do Restaurante Itacarezinho, o chef Jô Pinto, do Villa Ecoporam, o chef Paulo Pinto, da Sorveteria Show de Bola, o chef Aurélien Roche, do Txi Resort, e a chef Cláudia Tavares, do Núúh Butequim.

O  Festival Gastronômico Sabores de Itacaré traz originalidade, ao mesmo tempo convida a todos a conhecer um pouco mais da diversidade e qualidade gastronômica de Itacaré. O evento acontece de 1 a 17 de dezembro. Ao todo 40 restaurantes participam do festival. Em dezessete dias de apresentações públicas e gratuitas com os melhores chefs locais, o festival prepara uma programação cultural em uma apresentação especial com manifestações populares e muita música. (Ubaitaba.com)

Check Also

Obras do Centro de Canoagem de Itacaré seguem em ritmo acelerado

As obras de construção Centro de Canoagem de Itacaré de Itacaré seguem em ritmo acelerado …

Comentários pelo Face:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: