Home 10 Bahia 10 Estado e UFSB discutem ações pedagógicas dos Complexos Integrados de Educação

Estado e UFSB discutem ações pedagógicas dos Complexos Integrados de Educação

O aperfeiçoamento pedagógico dos Complexos Integrados de Educação (CIE) básica e sua dinâmica devido à gestão compartilhada com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) foram discutidos durante o seminário realizado no Campus Jorge Amado da UFBS, em Itabuna.

Além de Itabuna, a Secretaria da Educação do Estado também implantou os CIE em Porto Seguro e Itamaraju, com o objetivo de fortalecer a Educação Básica nas escolas estaduais.

O CIE oferta a Educação Integral, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o Ensino Médio Regular voltado a jovens e trabalhadores. Os Complexos Integrados de Educação também têm espaço para o ensino superior, com o funcionamento dos Colégios Universitários (Cunis), da UFSB, com a oferta dos cursos de licenciaturas interdisciplinares. Em Itabuna, o CIE funciona no Colégio Estadual Amélia Amado.

O subsecretário da Educação, Nildon Pitombo, destaca que esta parceria com a UFSB tem contribuído para melhorar a qualidade da educação nas escolas. “No seminário debatemos com a universidade o impacto dos Complexos Integrados na melhoria da Educação Básica nestas escolas, onde percebemos por parte dos estudantes e gestores uma melhoria na aprendizagem e funcionamento das unidades. Além disto, percebemos que a ação tem sido um estímulo muito grande para a universidade transformar essa experiência em um laboratório de currículo e formação de professores”, afirma.

Para o reitor da UFSB, Naomar de Almeida Filho, o seminário é estratégico para avaliar a ação da universidade com as escolas integrantes do complexo. “Poder compartilhar os resultados da experiência com os educadores e estudantes das escolas nos dá a possibilidade de aperfeiçoar a metodologia desenvolvida e adotar novos métodos, além, é claro, de servir como estímulo para a criação de novos complexos”, contou.

Check Also

Ubaitaba comemora 84 anos com atividades culturais e esportivas

No dia 27 de julho Ubaitaba comemora 84 anos de emancipação e para isso, a …

Comentários pelo Face:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *