Home 10 Itacaré 10 Estudantes de Itacaré participam do lançamento do Programa ID Jovem

Estudantes de Itacaré participam do lançamento do Programa ID Jovem

Estudantes das redes públicas municipal e estadual de Itacaré participaram na manhã desta quarta-feira, na Colônia de Pesca Z-18, do lançamento do programa Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, um documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada para pessoas de 15 e 29 anos em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual. Por considerar a importância do projeto e os benefícios que traz para os jovens da cidade, a Prefeitura de Itacaré resolveu aderir ao ID jovem e a meta agora é incentivar o maior número de pessoas dessa faixa etária para que possam fazer parte do programa.

Durante o lançamento do ID Jovem, o Consultor Nacional de Juventude, Laudécio Silva, falou como foi criado o programa, quais os benefícios que traz, esclareceu dúvidas dos participantes e explicou passo a passo sobre como realizar o cadastramento. O vice-prefeito de Itacaré, Genilson Souza, falou da importância dos jovens estarem cada vez mais organizados, empoderados e lutando pelos seus direitos.

A secretária de Desenvolvimento Social, Ivonete Damasceno, destacou a importância do programa, não somente para garantir o deslocamento dos jovens, como também por assegurar o desconto para acesso a eventos culturais e esportivos. O secretário de Juventude, Esporte e Cultura, Diego Augusto, reafirmou a luta que os jovens travam a cada dia pelos seus direitos e o ID Jovem é fruto dessas batalhas e uma demonstração da união e do empoderamento dessa geração. Com a ID Jovem fica assegurado o pagamento de meia-entrada – 50% do valor cobrado no ingresso ao público em geral – em eventos artístico-culturais e esportivos.

Também são reservadas por viagem, duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros. E depois de esgotadas as vagas gratuitas, são reservadas mais duas vagas com desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens. Esse benefício do ID Jovem vale para ônibus, trem e embarcação. O transporte tem que ser interestadual, ou seja, entre estados diferentes. Não vale para deslocamentos entre municípios ou dentro do município.

A ID Jovem é destinada às pessoas com idade entre 15 e 29 anos, pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses. Para incluir ou atualizar os dados o interessado deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. Emitir a ID Jovem é fácil, rápido e seguro. O cartão é virtual e deverá ser apresentado nos estabelecimentos na tela do smartphone ou impresso pela página da internet.

Há duas formas de se obter o cartão. Pela Internet, com seu NIS (Número de Identificação Social), acesse o site da ID Jovem, preencha os dados que forem solicitados e gere seu cartão. Para utilizar, imprima a imagem do cartão e a apresente no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto. Pelo Aplicativo para smartphones basta fazer o download do APP da ID Jovem, preencher o seu NIS e os dados cadastrais solicitados e gerar o cartão virtual da ID Jovem. Não é necessário imprimir, apenas apresente a imagem do cartão dentro da validade na tela de seu celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.

Check Also

Helton Santos campeão Sul-americano de canoagem faz pré-temporada em Maraú, com o técnico Figueiroa Conceição e Alex Moscoso

O Atleta da seleção brasileira campeão pan-americano, Helton Santos está no município de Maraú, no …

Comentários pelo Face:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: