Home / SUL DA BAHIA / Itacaré comemora festa em homenagem a Iemanjá

Itacaré comemora festa em homenagem a Iemanjá

O município de Itacaré vai comemorar nesta sexta-feira, dia 02 de fevereiro,  a tradicional festa de Iemanjá, considerada no candomblé como a rainha das  águas.

A proposta é reunir os terreiros de todo o município, adeptos das  religiões de matriz africana, fiéis, itacareenses e turistas numa grande festa  em homenagem a Iemanjá, com muita fé, devoção, presentes, flores, perfumes e o resgate às tradições culturais. A festa conta com o apoio da

Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Juventude, esporte e Cultura. De acordo com a programação, a concentração será na praça do Fórum, a partir das 14 horas, com a entrega dos presentes e flores. Em seguida o cortejo passará pelas ruas da cidade, seguindo pela Orla até a Praça do Canhão, onde acontecerão os tradicionais sambas de roda e apresentações de capoeira. Depois acontecerá o cortejo náutico com a entrega dos presentes para Iemanjá.

O distrito de Taboquinhas também fará a festa em homenagem à Rainha das Águas. No ano passado o terreiro Ilê Axé Mukalembê realizou em dois dias consecutivos uma festa em homenagem a Iemanjá, A abertura da festa começou por volta das 21h30min do dia 1º, seguida de todo um processo espiritual, e passou toda a noite fazendo reverencias aos seus orixás. Os adeptos a religião também aproveitaram para deixar suas oferendas e fazer seus pedidos.

Já no dia 02, dia dedicado a Iemanjá, os fiéis fizeram a entrega de oferendas a Oxum no rio de Contas. Logo após seguiram em cortejo até a praça do distrito onde reverenciaram a igreja católica de Bom Jesus, deslocando-se para Itacaré onde fizeram as entregas de oferendas no mar.

Segundo a tradição, Iemanjá é considerada como a majestade dos mares, senhora dos oceanos e sereia sagrada. Iemanjá é a rainha das águas salgadas, considerada como mãe de todos os Orixás, regente absoluta dos lares, protetora da família. Chamada também como a Deusa das Pérolas, Iemanjá é aquela que apara a cabeça dos bebês no momento do nascimento

 

Check Also

Clarão no céu visto por baianos foi provocado por um meteoro

Foto: Reprodução/Youtube A Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) confirmou que o clarão que …

Comentários pelo Face:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: