Home 10 GIRO DE NOTÍCIAS 10 Itacaré realiza campanha Dezembro Vermelho em combate ao vírus da Aids

Itacaré realiza campanha Dezembro Vermelho em combate ao vírus da Aids

Levar para toda a comunidade as informações sobre os riscos, a prevenção e o tratamento da Aids. Esse foi o objetivo da campanha “Dezembro Vermelho”, promovida pela Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Saúde, em todas as unidades de saúde do município. A campanha foi realizada no período de 18 a 22 de dezembro e teve como foco a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/Aids.

Durante uma semana foram realizadas palestras, distribuição de preservativo, realização de testes rápidos e promovidas orientações em todas as unidades de saúde de Itacaré, da sede e da zona rural. E o trabalho contou com a integração da equipe da Secretaria de Saúde e a presença efetiva da comunidade que atendeu ao convite e participou das ações, realizou os testes e esclareceu as dúvidas.

O secretário municipal de Saúde, Ricardo Lins, destacou a importância de levar informações para a comunidade sobre como prevenir contra o HIV. A Aids é uma doença causada pelo vírus HIV, geralmente por contato sexual desprotegido com pessoa contaminada, mas pode ser também transmitida por transfusão sanguínea e compartilhamento de objetos perfurocortantes. É uma doença que não mata por si só. Por causar um grande impacto no sistema imunológico, o paciente fica sujeito a doenças oportunistas, como a pneumonia, que surgem no organismo nesse momento de fraqueza.

O Dezembro Vermelho visa ampliar ações de conscientização e combate ao HIV no município de Itacaré. O dia 1º de dezembro foi escolhido para marcar o Dia Mundial de Combate ao HIV/Aids em 1987, durante a Assembleia Mundial da Saúde. Desde então, nesse dia, são realizadas ações em diversos países, durante o mês de dezembro, visando a conscientização da população.

Check Also

Prefeitura de Itacaré e CDS continuam com trabalho de regularização fundiária

O trabalho de regularização fundiária e medição das propriedades nas unidades quilombolas de Itacaré continua, …

Comentários pelo Face:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: