Conecte-se conosco

News

POLÍCIA CIVIL INTENSIFICA OPERAÇÃO MOBILE 360° E RECUPERA CELULARES FURTADOS EM QUATRO MUNICÍPIOS DO SUL DA BAHIA

Publicado

em

A Polícia Civil da Bahia intensificou, nesta quinta e sexta-feira, 13 e 14 de agosto de 2026, as ações da Operação Mobile 360° na região sul do estado, resultando na localização e recuperação de aparelhos celulares oriundos de furtos, além da identificação de pessoas que tiveram a posse dos dispositivos após os crimes e do aprofundamento das investigações sobre a cadeia de circulação e comercialização de aparelhos de origem ilícita.

As ações das Delegacias Territoriais de Aurelino Leal e Ubaitaba, com apoio do GATTI Costa do Cacau/7ª COORPIN, resultaram na localização de aparelhos celulares nos municípios de Ubaitaba, Itaju do Colônia, Uruçuca e Ilhéus, ao mesmo tempo em que as investigações seguem avançando de forma integrada para identificar, rastrear e desarticular toda a cadeia de comercialização desses dispositivos de origem ilícita.

As diligências foram desenvolvidas pela Delegacia Territorial de Aurelino Leal, pela Delegacia Territorial de Ubaitaba e, em ações articuladas com a 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior – 7ª COORPIN/Ilhéus, pelo Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação – GATTI Costa do Cacau.

A ofensiva integra a estratégia da Polícia Civil voltada ao enfrentamento dos crimes patrimoniais envolvendo aparelhos celulares, especialmente por meio do rastreamento de dispositivos, análise de dados e registros telemáticos, identificação de novos usuários, localização dos atuais possuidores e investigação da cadeia de receptação e comercialização desses bens.

*APARELHO FURTADO DURANTE FESTEJOS EM AURELINO LEAL É RASTREADO ATÉ ESTABELECIMENTO COMERCIAL*

Em investigação da Delegacia Territorial de Aurelino Leal, a Polícia Civil recuperou um aparelho Positivo Infinix Smart 8 Pro, furtado durante festejos no centro do município, conforme Boletim de Ocorrência nº 00518848/2026.

A partir do registro, a equipe realizou o rastreamento do IMEI, com apoio de análise de dados telemáticos e inteligência investigativa, o que permitiu identificar a movimentação do aparelho após o furto.

As apurações indicaram que o celular passou por um estabelecimento comercial de Ubaitaba, no ramo de revenda de aparelhos, antes de ser repassado a terceiro.

Com a identificação da cadeia de circulação, o aparelho foi localizado e apreendido. O responsável pelo estabelecimento foi ouvido, e a Polícia Civil segue investigando a origem da aquisição e eventual configuração de receptação qualificada no exercício de atividade comercial (art. 180, §1º, CP).

CELULAR SUBTRAÍDO EM RESIDÊNCIA DE UBAITABA É LOCALIZADO EM ITAJU DO COLÔNIA

A Delegacia Territorial de Ubaitaba, no âmbito da Operação Mobile 360°, recuperou um celular furtado dentro da residência da vítima, que havia deixado o aparelho carregando em um dos cômodos.

As investigações apontaram que o dispositivo foi levado para o município de Itaju do Colônia, onde passou a ser rastreado pela equipe policial.

Com o uso de técnicas de inteligência e monitoramento do aparelho, foi possível identificar sua localização e o atual possuidor.

Após ser informado da restrição do celular e da investigação em curso, o investigado apresentou o aparelho espontaneamente em unidade policial de Itabuna. O dispositivo foi apreendido e será restituído à vítima, enquanto o caso segue em apuração.

GATTI COSTA DO CACAU LOCALIZA EM URUÇUCA CELULAR FURTADO EM AURELINO LEAL

O GATTI Costa do Cacau/7ª COORPIN localizou em Uruçuca um aparelho Xiaomi Redmi Note 14, de cor preta, furtado durante evento festivo em Aurelino Leal.

O celular foi identificado durante as diligências da Operação Mobile 360° e, após confirmação, foi apreendido pela equipe policial.

O aparelho foi encaminhado para os procedimentos legais e posterior devolução ao proprietário. A ocorrência foi registrada sob o Boletim de Ocorrência nº 00599689/2026.

OUTRO REDMI NOTE 14 PRO É RECUPERADO EM ILHÉUS

Em continuidade às ações, o GATTI Costa do Cacau/7ª COORPIN recuperou, no bairro Ilhéus II, em Ilhéus, um Xiaomi Redmi Note 14 Pro também relacionado a furto ocorrido em Aurelino Leal.

O aparelho estava com um homem de 31 anos, que afirmou tê-lo adquirido de terceiro por cerca de R$ 2 mil.

O celular foi apreendido e encaminhado para os procedimentos de polícia judiciária. A investigação segue para esclarecer a origem do aparelho e toda a cadeia de circulação.

RASTREAMENTO NÃO TERMINA COM A VENDA DO APARELHO

As ações reforçam que a subtração de um celular não impede sua localização mesmo após revenda ou repasse a terceiros.

O uso do IMEI, aliado a dados telemáticos e informações de inteligência, permite à Polícia Civil rastrear o percurso do aparelho, identificar novos possuidores e mapear possíveis envolvidos na cadeia de receptação.

A Operação Mobile 360° também atua no enfraquecimento do mercado ilegal que sustenta furtos e roubos de celulares.

A compra de aparelhos sem procedência comprovada contribui diretamente para a continuidade desse tipo de crime patrimonial.

ALERTA DA POLÍCIA CIVIL

A Polícia Civil orienta pessoas que tenham adquirido celulares usados sem procedência comprovada ou documentação a procurarem uma unidade policial para verificação do aparelho.

As ações da Operação Mobile 360° continuam.

Quem estiver com aparelho de origem duvidosa deve se apresentar voluntariamente antes de eventual localização pela investigação.

A apresentação espontânea será registrada e analisada pela autoridade policial.

A Polícia Civil segue com o rastreamento de celulares furtados e roubados, identificando possuidores e investigando a cadeia de receptação.

A Operação Mobile 360° continua. O aparelho pode mudar de mãos. O identificador e a investigação permanecem.

Fonte: Delegacia Territorial de Aurelino Leal / Delegacia Territorial de Ubaitaba / 7ª COORPIN – GATTI Costa do Cacau

Continue Lendo

Copyright © 2025 - Comunika