Conecte-se conosco

News

Prefeitura de Itacaré realiza diversos eventos no mês da Consciência Negra

Publicado

em

Uma série de eventos educativos, pedagógicos e culturais estão sendo realizados nas unidades de ensino da Rede Municipal de Itacaré em comemoração à Semana da Consciência Negra, com o objetivo de discutir importantes temas que evidenciam as desigualdades e violências contra a população negra, ainda existentes no Brasil. As atividades estão sendo realizadas pela Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Educação, e pelo Conselho Municipal Quilombola e contam oficinas de teatro, turbantes, abaomi, capoeira, tranças e penteados, além de sessões de cinema e samba de roda.

O evento teve início no último dia 12 de novembro na Escola Municipal São Roque II, no Quilombo do Fojo, onde foram realizadas contações de histórias e oficina de teatro. Nesta terça-feira(16) foi a vez da atividade de consciência negra no Quilombo Santo Amaro, com a realização  de oficinas de turbantes, sessão de cinema e samba de roda.

Na próxima semana, dia 25 de novembro, será a vez das atividades na Escola Municipal Reino da Alegria, com a realização com a oficina abaomi  sessão de cinema para os estudantes. A programação continua no dia 27 de novembro com as atividades na Escola Castro Alves, com a realização de oficinas de capoeira, sessão de cinema e oficinas de tranças e penteados.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, ressaltou a importância das atividades nas escolas, como forma de despertar já nas crianças o senso crítico, trazendo as discussões, debates e reflexões sobre uma questão tão importante que é a consciência negra. A secretária de Educação, Eliane Camargo, complementou explicando que esse ano o evento foi bem diferente, levando os debates, oficinas e as discussões até os alunos em suas comunidades. As demais escolas da rede municipal também vêm desenvolvendo ações e debates sobre o tema.

O Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro. A data reúne diferentes ações de combate ao racismo e reacende o debate sobre a chegada dos negros ao país, a escravidão no Brasil e o racismo estrutural da sociedade. A data foi instituída durante o governo Lula, através da Lei nº 10.639. O documento inclui o tema “História e Cultura Afro-Brasileira” como componente curricular obrigatório das escolas brasileiras. Além disso, instituiu o 20 de novembro como o ‘Dia Nacional da Consciência Negra’.

Publicidade

Notícias da Semana

Copyright © 2021 Ubaitaba.com. Uma empresa do grupo Comunika