News
Prefeitura promove capacitação para fortalecer serviços do SUAS
Curso reuniu profissionais do CRAS, CREAS e rede de proteção em Ibirapitanga para atualização técnica e qualificação do atendimento.
A Prefeitura de Ibirapitanga, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou nesta semana um curso de capacitação voltado aos operadores do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e demais profissionais que integram a rede socioassistencial e de proteção do município. A formação aconteceu em duas etapas e teve como foco a atualização sobre as especificidades e interfaces dos serviços socioassistenciais, além da articulação com a rede de proteção.

A iniciativa integra um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no município, alinhando-se às diretrizes nacionais estabelecidas pela Lei Orgânica da Assistência Social. A proposta busca garantir a qualificação permanente dos profissionais, promovendo maior eficiência na execução dos serviços e no atendimento à população em situação de vulnerabilidade.
Durante a capacitação, foram abordados temas relacionados à organização da política de assistência social como direito do cidadão e dever do Estado, consolidando o entendimento de que a gestão da rede socioassistencial é uma responsabilidade compartilhada entre as três esferas de governo. Nesse contexto, o curso reforçou a importância da oferta contínua, qualificada e humanizada dos serviços.
A formação foi conduzida pela assistente social e consultora técnica Márcia Figueiredo Santos, profissional com ampla experiência na área, atuando há mais de duas décadas na política de assistência social. Graduada em Serviço Social e especialista em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas, Márcia possui trajetória consolidada no SUAS, com atuação em órgãos estaduais, organismos internacionais e projetos voltados à proteção social e enfrentamento de violações de direitos.
Ao longo do curso, foram discutidas as funções da Proteção Social Básica (PSB), voltada à prevenção de situações de risco social e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da Proteção Social Especial (PSE), direcionada ao atendimento de indivíduos e famílias em situação de violação de direitos. A capacitação também destacou a importância da integração entre os serviços e da atuação articulada entre os equipamentos públicos, como CRAS e CREAS, para garantir respostas mais efetivas às demandas sociais.
O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Francisco Moreira, destacou a relevância da iniciativa para o fortalecimento da política pública no município. “Investir na qualificação dos nossos profissionais é garantir um atendimento mais humanizado, eficiente e alinhado às diretrizes do SUAS. Estamos fortalecendo a nossa rede de proteção para cuidar melhor de quem mais precisa”, finalizou.




