Conecte-se conosco

DE OLHO NO ESPORTE

Como preparação para os Jogos Olímpicos de 2020, Bahia recebe Copa Internacional De Judô

Publicado

em

Como preparação para os Jogos Olímpicos de 2020, Bahia recebe Copa Internacional De Judô

Mesmo com os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro cada vez já mais perto, o judô brasileiro projeta uma nova geração de atletas para os próximos Jogos Olímpicos.

Dentre os dias 6 e 8 de maio, a cidade de Lauro de Freitas receberá a Copa Internacional de Judô, torneio idealizado pela Confederação Brasileira da modalidade (CBJ) e que reúne oito seleções sub-21 em uma competição de preparação do Brasil para as Olimpíadas que serão realizadas em 2020, na cidade de Tóquio.

Como preparação para os Jogos Olímpicos de 2020, Bahia recebe Copa Internacional De Judô

“Esse evento é de grande importância para o projeto Tóquio 2020, que estamos apostando. Temos a garantia desse evento para os próximos quatro anos, o que cumpre o nosso ciclo olímpico para os próximos Jogos”, afirmou Maurício Santos, diretor de marketing da CBJ em evento de lançamento do torneio realizado nesta quinta-feira (5), no Centro Pan-Americano de Judô.

A competição reunirá atletas de oito países (Brasil, Grã-Bretanha, Geórgia, Portugal, Alemanha, Japão, Itália e Rússia), sendo realizada no mesmo esquema dos Desafios Internacionais, em que cada atleta contabiliza um ponto para a sua nação, em formato mata-mata.

“A Copa Internacional de Seleções partiu de uma ideia que se originou em 2013/2014 pela CBJ e que conseguimos tirar do papel para torna-lo realidade, podendo realiza-lo em nosso Centro de Treinamento. Nosso objetivo é criar um maior intercâmbio para o Judô nacional, trazendo oito potências mundiais para que com diferentes estilos consigamos promover o esporte”, completou Marcelo Theotônio, gestor das categorias de base do judô nacional.

Ainda segundo Theotônio, o projeto acontece em um momento certo para reunir, em sua primeira edição, os melhores competidores sub-21 e tem o diferencial de ser um torneio de equipes. “Esse evento estrategicamente está acontecendo em uma data muito boa. Por conta da realização dos Jogos 2016, não temos campeonato mundial de juniores. Então temos os melhores atletas desses países, que competirão com o mesmo clima da Copa do Mundo de Judô”, completou o treinador, que também explicou o método de construção da seleção nacional.

“Desde o ano passado, nós integramos totalmente as ações com a principal. Iniciamos com isso em Saquarema e seguimos na preparação para os Jogos Pan-americanos de Toronto. Esse grupo vem sendo preparado e em conjunto com a principal, onde nossa equipe técnica começa a estudar os atletas e definir estilos. Esse evento, por exemplo, terá toda uma importância em ver o atleta voltado para um evento que tem uma pressão de mídia e de público”, finalizou.


Foto: Mayara Ananias/Divulgação/CBJ

Também presente no evento, o Secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Álvaro Gomes, reforçou a importância para o estado de sediar a primeira edição do evento. “Trazer essa Copa para a Bahia é reforçar o clima olímpico tão perto dos Jogos de 2016. Isso dá uma contribuição muito grande entre as atividades que já serão realizadas por aqui nesse período, como a passagem da Tocha Olímpica pelo estado”.

Pelo Brasil, a equipe será representada pelos competidores João Marcos Cesarino (+100kg), Lincoln Keiiti Kanemoto (73kg), Kainan Santos (60kg), Daniel Borges (66kg), Rafael Godoy de Macedo e Eduardo Yudy Brito (ambos 81kg), Leonardo Ribeiro (100kg) e André Henrique Humberto (90kg). “A ideia inicial era que tivéssemos o feminino. Mas como na maioria dos países tem uma gestão em separado para masculino e feminino, seria um transtorno muito grande para se adequar ao calendário de cada equipe. E para ter uma otimização da categoria, determinamos que o masculino seria a melhor opção para iniciar. Mas trabalhemos com o feminino em futuras edições”, explicou Marcelo Theotônio.

A Copa Internacional de Judô tem sua abertura nesta sexta-feira (6), às 17h, com os confrontos da primeira fase. No sábado (7), ocorrem as semifinais e repescagem a partir das 12h30, e no domingo (8), ocorrem às 10h a disputa das medalhas de bronze e a grande final. Todos embates acontecem no Centro Pan-Americano de Judô e tem entrada franca e sujeita à lotação do espaço.

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Notícias da Semana

Copyright © 2021 Ubaitaba.com. Uma empresa do grupo Comunika