Conecte-se conosco

GIRO DE NOTÍCIAS II

‘Solução mais estúpida’, diz conselheiro da OAB federal sobre redução da maioridade

Publicado

em

'Solução mais estúpida', diz conselheiro da OAB federal sobre redução da maioridade

A redução da maioridade penal é “a solução mais estúpida que o Congresso pode adotar”.

'Solução mais estúpida', diz conselheiro da OAB federal sobre redução da maioridade

‘Foto: Angelino de Jesus/ OAB-BA

Esta é a opinião do advogado criminalista e conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Fernando Santana, sobre a proposta de redução da maioridade penal para 16 anos, cuja adminissibilidade foi aprovada nesta segunda-feira (31), pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados.

Na opinião do advogado, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado em 1990, possui diversas soluções para penalizar jovens e adolescentes que cometam algum tipo de transgressão à lei. No entanto, para Santana, o Brasil não cumpriu com eficácia o estabelecido no ECA. Por isso, o projeto de redução da maioridade penal seria uma forma de “a golpe de foice, transformar uma solução aparentemente legal para fazer esquecer a responsabilidade do Estado nas questões referentes aos jovens e adolescentes”.

O advogado e conselheiro da OAB também explicou que, ao contrário do pregado por diversos setores da sociedade, o menor infrator não fica impune, pois é submetido às medidas punitivas estabelecidas pelo Estatuto. Santana ainda afirmou que “se ficar reduzindo a maioridade penal a cada momento que o jovem cometer um crime, reduz a maioridade logo para 15, 14 anos”. “Daqui a pouco, vai prender lá no útero da mãe, ou matar logo antes de nascer, pois já é criminoso, um ser desamparado pelo Estado”, criticou.

O advogado ainda reconheceu que a sociedade brasileira não está pronta para lidar com a redução da maioridade penal. “Ela não tá pronta para cuidar de um sistema carcerário para adultos. Vemos rebeliões o tempo inteiro e a confissão, do próprio Estado, da falência do nosso sistema carcerário. Vão jogar estes adolescentes onde? A sociedade está pronta para aumentar o escárnio em cima destes jovens”, atacou.

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Notícias da Semana

Copyright © 2021 Ubaitaba.com. Uma empresa do grupo Comunika