Conecte-se conosco

Aurelino Leal

O Rio das Contas está tomado por baronesas

Publicado

em

Ubaitaba: O Rio de Contas está tomado por baronesas

O Rio das Contas, em Ubaitaba, está “sufocado” por baronesas, uma planta aquática que em excesso impede a renovação e a oxigenação da água.

Ubaitaba: O Rio de Contas está tomado por baronesas. Foto: Aleilton Oliveira, abril de 2013

Além da visível poluição do Rio das Contas (lixo e esgoto), se você for à Av. Beira Rio a imagem que verá é das canoas e bolsas tentando trafegar em meio às inúmeras baronesas. É uma imagem não muito agradável. Imagina o quanto sofre a população que depende do rio para prover o seu sustento?!

Ubaitaba e Aurelino Leal: O Rio de Contas está tomado por baronesas

Veja a comparação do Rio das Contas: à esquerda o rio está totalmente limpo e à direita o rio tomado pelas baronesas. Fotos: Aleilton Oliveira

Segundo biólogos, a principal atividade das baronesas é remover poluentes da água. Só que as mesmas possuem uma prodigiosa capacidade de reprodução (elas dobram de volume a cada 15 dias) o que pode causar diversos transtornos para a população ribeirinha como, por exemplo, impedir a renovação e a oxigenação da água e causar a morte dos peixes, provocar ou aumentar o aparecimento de “muriçocas”, além de atrair ratos e mosquitos.

Ubaitaba e Aurelino Leal: O Rio das Contas está tomado por baronesas

Além de causar problemas na saúde pública as baronesas impedem que canoístas realizem treinos diários. Foto: Aleilton Oliveira/Rio das contas em 2006.

É preciso que autoridades de Ubaitaba e Aurelino Leal mantenham um controle adequado dessas baronesas, caso contrário ela pode cobrir totalmente as águas e obstruir os lagos e represas, podendo causar inundações nas casas construídas próximas às margens dos rios.

Reportagem: Leide Silva/ Ubaitaba.com

Ubaitaba.com sempre atualizado!

Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Notícias da Semana

Copyright © 2020 Ubaitaba.com.