Conecte-se conosco

DICAS E CONCURSOS

Faltam dois dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na Bahia, 543.051 estudantes estão inscritos, sendo pouco mais de 146 mil em Salvador.

Publicado

em

Se você é uma dessas pessoas, é hora de parar de estudar. Escolha um horário para visitar o local de prova com antecedência e evitar surpresas, como dificuldade de transporte ou erro no trajeto. Se não resistir, revise fórmulas. Mas nada de exagero.

Juliana Cunha que também quer estudar Engenharia Química na graduação

Juliana Cunha que também quer estudar Engenharia Química na graduação

Para a professora Telma Brito, especialista em Educação, a reta final é o momento de descansar e dormir bem. “A última semana é para desacelerar e procurar o relaxamento. Se quiser, faça uma revisão básica de fórmulas. No dia anterior, pode ir à praia, dar uma caminhada”, indicou a especialista. Ela sabe do que está falando. “Pressionar não ajuda. O que a pessoa não aprendeu em uma vida não vai aprender em pouco tempo”.

As estudantes Juliana Cunha, de 18 anos, Victória Correia, 17, e Juliana Motta, 18, alunas do 3º ano no Colégio Isba, garantem que estão seguindo as orientações. Mas, na prática, elas ainda estudam alguns assuntos. “Fiz uma revisão de algumas matérias, mas não forcei muito a barra, não”, disse Juliana Motta, que quer cursar Arquitetura.

ATENÇÃO – As garotas devem ficar atentas também ao relógio. Como a Bahia está fora do horário de Verão, os portões dos locais de prova fecharão às 12h dos relógios dos baianos. E nada de dispensar a organização do material: caneta esferográfica de tinta preta e material transparente é o único item permitido para responder à prova – inclusive para o rascunho da redação. Outro material, como lápis ou canetas de outras cores, não é reconhecido pelos leitores ópticos dos gabaritos. É indispensável conferir ainda o cartão da inscrição, onde consta o local de prova. Também é ter em mãos também um documento de identificação original e com foto (lista ao lado). Quem tiver perdido todo os documentos possíveis terá que apresentar um Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes da prova.

No entorno dos locais de prova sempre há vendedores ambulantes prontos para abastecer os candidatos: lanche, água, canetas. Na véspera, nada de alimentos pesados, nem cochilar durante a tarde. “Se o estudante dormir de tarde, não vai conseguir dormir cedo e vai ficar cansado. E, em mente cansada, as coisas batem e voltam”, lembra a professora Márcia Kalid, diretora e orientadora do pré-vestibular do Colégio Oficina. Na Bahia, a prova será aplica em 1.588 locais de 156 municípios. Em Salvador, serão 229 pontos. Vale ficar atento ao transporte. Mesmo com esquema especial montado pela Transalvador, sempre há o risco de imprevistos.

O órgão de trânsito e transporte informou que haverá frota máxima entre 10h e 17h do sábado e do domingo. Serão 120 linhas e 928 veículos. Outros eventos de grande porte não foram autorizados na cidade, segundo o órgão.

CUIDADO – É bom também prestar atenção em fatores que podem causar eliminação no exame. Comunicar-se com outros participantes durante a prova ou fazer qualquer tipo de consulta é proibido, assim como sair da sala antes de duas horas de exame. Além disso, não é permitido usar óculos escuros, bonés, viseiras e acessórios similares. Problemas na redação também podem eliminar o candidato. Anota zero é atribuída a quem fugir da proposta ou escrever um texto fora do formato argumentativo dissertativo, entregar a folha de redação em branco, usar desenhos no lugar do texto.

Gestão de tempo é essencial para responder todo o exame

A estudante Juliana Cunha, de 18 anos, que busca uma vaga no curso de Engenharia Química, diz que tem dedicado a última semana antes da prova ao descanso. “Dei uma lida rápida em alguns assuntos, porque, na verdade, quem se preparou não tem mais o que fazer, só descansar. Quem não se preparou, também”. O professor Leo Mendes, que dá aulas de redação nos colégios Salesiano, Villa-Lobos, Perfil e Nossa Senhora da Conceição, diz que o equilíbrio emocional é fundamental para um bom desempenho, mas o estudo é essencial. “Quem já praticou com questões do Enem, com certeza, já está com as habilidades treinadas e terá mais. (Ibahia)

Copyright © 2024 - Comunika