Conecte-se conosco

BRASIL & MUNDO

‘Foi uma fatalidade’, diz secretário da Seap sobre fogo; veja áreas afetadas

Publicado

em

“Foi uma fatalidade, mas o importante é que não houve vítimas. Vamos ver a possibilidade de funcionar em outros andares ou irmos para outro prédio.fogo_cab_7

Vai depender da perícia”, afirmou ao G1 o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), Nestor Duarte, que está no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, acompanhando a debelação das chamas após incêndio. O fogo atingiu, nesta sexta-feira (5), o prédio que abriga duas pastas, a Seap e a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o térreo foi o mais afetado, mas a situação não ameaça a estrutura do prédio. Nestor Duarte apontou que o principal prejuízo é a documentação administrativo-financeira, mas acredita que parte deles, como as notas fiscais, podem ser reconstituídos.

O secretário, que visitou a área interna do prédio, elencou que foram afetados pelo fogo todo o auditório, o conselho penitenciário, a área para deficientes, e uma sala que ficam três mil processos de ressocialização penitenciária – no entanto, o fogo danificou apenas parte deles. “Perdemos tudo isso, mas acredito que tudo pode ser reconstituído. Graças a Deus, ninguém foi atingido ou precisou de atendimento”, relatou. Trabalham no local cerca de 500 pessoas.

 secretária Ariselma Pereira, da pasta da Justiça, participa de um fórum indígena no sul da Bahia, mas retorna para Salvador nesta tarde e vai falar com a imprensa. O governador Jaques Wager esta na cidade de Feira de Santana em evento de entrega de imóveis de “Minha Casa, Minha Vida”. O expediente nas pastas foram suspensos.

O tenente-coronel Marcelo Alves, do Corpo de Bombeiros, afirma que o pavimento do térreo foi atingido. Cinco equipes foram usadas para debelar o fogo. “No início, foi feito o trabalho de combate das chamas pela própria brigada do prédio. Como não conseguiram apagar, fomos acionados. Rapidamente controlamos as chamas e estamos fazendo trabalho de rescaldo. Acredito que o prédio não tenha risco porque tem uma boa estrutura”, relatou.

Causa possível
Uma falha no ar-condicionado que fica na sala da Corregedoria da Seap é apontada como aprincipal causa do incêndio que destruiu o prédio da pasta. A dimensão dos prejuízos vai ser levantada durante a perícia. Por volta das 11h, o fogo tinha sido totalmente controlado. Não há feridos.

De acordo com a SJCDH, o acervo de documentos das duas pastas fica no subsolo e, por isso, foi salvo. Em conversa com o G1, Paulo Ramos, integrante da comissão de sindicância da Seap, falou sobre a possível causa do incidente.

“Assim que foi ligado, pipocou e, minutos depois, o fogo se alastou”, disse. Segundo ele, a situação aconteceu na sala da Corregedoria da pasta e se agravou devido à estrutura de material inflamável. “Como a parede de proteção é feita de material inflamável, o fogo se espalhou pelo prédio”, acrescentou. Três funcionários estavam no local e não se feririam.

Incêndio
O incidente começou por volta das 9h e, às 10h30, os bombeiros afirmam que as chamas estavam controladas. A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) fica ao lado no prédio alvo do incêndio. De acordo com a assessoria da pasta, o prédio também foi esvaziado, mas não foi atingido pelas chamas. O CAB fica situado na Avenida Paralela, nas proximidades do bairro Sussuarana, e reúne secretarias estaduais, assim como órgãos de Justiça.

A situação gerou comoção entre os funcionários das pastas, que se reúnem em dezenas ao lado de fora. A assessora de gabinete Dailva Prado falou, emocionada, com o G1. “Perdemos tudo. Todo trabalho que a gente fez com tanto carinho, durante anos, tudo perdido. Agora vamos ter que ter fé pra começar tudo de novo”, disse aos choros.

Siclei Assis, coordenador administrativo, também acompanha o trabalho dos bombeiros. “Estou chorando não só porque perdi objetos pessoais, mas porque foi muito trabalho perdido. Não sei como vamos recuperar”, afirmou. Quatro equipes dos bombeiros estão no local e, pouco antes das 10h, mais dois carros-pipas foram solicitados. As equipes tentam apagar as chamas e conter a forte fumaça. (G1)

Copyright © 2024 - Comunika