News
Ibirapitanga sedia encontro territorial do Projeto Parceiros da Mata e formaliza acordos para comunidades rurais
Evento reuniu municípios do Baixo Sul e marcou a assinatura de investimentos superiores a R$ 10 milhões para o território regional.
Ibirapitanga sediou nesta quinta-feira (28), o Encontro Territorial do Projeto Parceiros da Mata – Baixo Sul, realizado no auditório do Centro Educacional de Ibirapitanga (CEI). O evento reuniu prefeitos, vereadores, representantes de instituições, lideranças rurais e organizações ligadas à agricultura familiar para a assinatura de acordos e fortalecimento de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável da região. Ao todo, os investimentos anunciados ultrapassam R$ 10 milhões e contemplam diversos municípios do território do Baixo Sul da Bahia.

Sediando o encontro regional, Ibirapitanga teve protagonismo na formalização de dois acordos importantes voltados para comunidades rurais do município. Um deles autoriza a celebração de convênio entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e a Cooperativa dos Assentados Acampados e Quilombolas do Sul da Bahia (COOPCETA), no âmbito do Projeto Parceiros da Mata. O outro acordo envolve ações em cooperação, também integrando as estratégias de desenvolvimento rural sustentável do programa.

As ações fazem parte do Projeto Parceiros da Mata, iniciativa do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da CAR, com apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O programa busca ampliar investimentos estruturantes voltados à agricultura familiar, preservação ambiental, saneamento rural e fortalecimento econômico das comunidades da Mata Atlântica baiana.
Durante o encontro, o prefeito de Ibirapitanga, Jé Assunção, destacou a importância da integração entre os municípios e o Governo do Estado para fortalecer o homem e a mulher do campo. “Hoje é um dia importante para Ibirapitanga e para todo o Baixo Sul. Estamos assinando convênios que vão beneficiar diretamente comunidades rurais do nosso município, fortalecendo a agricultura familiar e levando mais oportunidades para o homem e a mulher do campo. Nosso desejo é ampliar cada vez mais esses espaços de diálogo e desenvolvimento, trazendo a comunidade rural para participar ativamente dessas ações. Ver os alunos do CEPAN presentes aqui nos motiva ainda mais, porque queremos que a juventude tenha oportunidade de estudar, se qualificar e aplicar esse conhecimento na própria terra, sem precisar deixar o campo. Também é preciso reconhecer a parceria do governador Jerônimo Rodrigues, que tem estendido a mão para Ibirapitanga e demonstrado compromisso com os municípios do interior”.

O secretário de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Ibirapitanga, Iago Oliveira, destacou que a adesão do município ao projeto representa um avanço importante para as comunidades rurais. “Esses acordos reforçam o compromisso da gestão com o fortalecimento da agricultura familiar, com a valorização dos produtores e com o desenvolvimento sustentável das nossas comunidades. Ibirapitanga tem uma zona rural forte, produtiva e que precisa continuar recebendo investimentos, assistência técnica e oportunidades”, declarou.
A coordenadora da CAR, Cida Oliva, ressaltou que o projeto nasceu da escuta popular durante o Plano Plurianual Participativo e hoje se transforma em ações concretas para os municípios. “O Parceiros da Mata é um projeto de construção coletiva com as comunidades para o desenvolvimento territorial. Desenvolvimento rural não é apenas produção agrícola, é também qualidade de vida para o homem e a mulher do campo”, pontuou.

A prefeita de Nilo Peçanha, Jaqueline Soares, destacou o impacto positivo dos investimentos para as comunidades rurais e quilombolas. “A gestão pública precisa ser parceira do agricultor e das associações. Esses investimentos representam um legado importante para o nosso território e para as futuras gerações”, declarou.
O vereador de Ibirapitanga, Newton Oliveira, também destacou o trabalho técnico desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura e pelas equipes envolvidas na articulação dos projetos. “Quero deixar um agradecimento especial para toda a equipe da Secretaria de Agricultura, que tem sido uma das secretarias que mais têm se destacado no apoio aos produtores e às comunidades rurais”, disse.

O Projeto Parceiros da Mata possui investimento global estimado em cerca de R$ 750 milhões e tem como foco a inclusão produtiva, sustentabilidade ambiental, fortalecimento da agricultura familiar e melhoria da qualidade de vida das populações rurais em diversos territórios da Bahia.
Também compuseram a mesa do evento, a vice-prefeita Val de Gude, a representante da CODETER e SEPLAN, Viviane, o representante da Bahiater, Walace Aguiar e o representante do Consórcio, Léo, de Igrapiúna.
Fotos: Leonardo Silva




