News
Projeto de Leomi Pereira se transforma em lei e institui o Dia Municipal do Gari em Ubaitaba
A valorização dos profissionais da limpeza urbana agora é lei em Ubaitaba. Foi sancionada a Lei Municipal nº 1.339/2026, que institui oficialmente o Dia Municipal do Gari, celebrado anualmente em 16 de maio, além de conceder ponto facultativo aos trabalhadores da categoria nesta data.
A iniciativa nasceu de um projeto apresentado pelo vereador Leomi Pereira, filho de gari, que sempre sonhou em criar uma homenagem permanente para reconhecer a importância desses profissionais para o município.

O projeto ganhou ainda mais força após o apoio de Sandro Gari, morador do bairro do vereador e um dos grandes defensores da causa, que o procurou para discutir a necessidade desse reconhecimento aos trabalhadores da limpeza urbana.
A proposta foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal no dia 5 de maio de 2026 e, posteriormente, encaminhada ao Poder Executivo, sendo sancionada pela prefeita e transformada em lei.
Além de incluir a data no calendário oficial do município, a nova legislação representa um marco na valorização dos garis, profissionais que desempenham um papel fundamental para a limpeza, organização e qualidade de vida da população de Ubaitaba.




