BRASIL & MUNDO
Parados desde a quinta (17), trabalhadores aceitaram proposta da estatal. Funcionários devem retornar às atividades ainda nesta quarta-feira (23).
Chegou ao fim nesta quarta-feira (23) a greve dos petroleiros na Bahia, segundo informações do sindicato que representa a categoria no estado (Sindpetro). Trabalhadores aprovaram proposta da estatal, apresentada em assembleia, e devem retornar às atividades por volta das 19h desta quarta. Os funcionários estavam em greve desde a última quinta-feira (17).
Na terça-feira (22), segundo a Federação Única dos Petroleiros (FUP), a Petrobras apresentou proposta que inclui reajuste na tabela da remuneração mínima por nível e regime de 8,56%. A categoria chegou a pedir reajuste de 12,86%, com 5% de ganho real. A estatal, também segundo a federação, se comprometeu a não punir os trabalhadores que entraram em greve.
Segundo o Sindipetro na Bahia, a greve na Transpetro e na Petrobras Biocombustível (PBio) foi suspensa, mas uma nova assembleia para discutir as propostas acontecerá nas fábricas deMadre de Deus e Candeias, respectivamente.
Na manhã da última segunda-feira (21), funcionários da Petrobras em Salvador realizaram um ato no bairro do Itaigara, saindo em caminhada pelas ruas da capital baiana até o Shopping Iguatemi. No mesmo dia, também ocorreram manifestações na BA-523.
Proposta
Segundo a FUP, “a nova proposta apresentada pela Petrobras e subsidiárias considerou que os avanços conquistados após seis dias de greve contemplam as principais reivindicações da categoria”.
Segundo a FUP, a greve paralisou o trabalho em refinarias, plataformas, térmicas e divisões administrativas, entre outras, segundo a assessoria de imprensa.
Procurada pela Reuters, a Petrobras informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que “tem como prática nesse tipo de mobilização tomar todas as medidas necessárias para garantir suas operações de modo a não haver qualquer prejuízo às atividades da empresa e ao abastecimento do mercado”.
Questionada, a companhia não detalhou imediatamente quais foram as unidades mais afetadas. (G1)
Você precisa estar logado para postar um comentário Login