GIRO DE NOTÍCIAS
Agricultor recebe dinheiro de prefeitura para restaurar mata ciliar do rio Oricó
“É melhor e mais barato prevenir, do que remediar”. Uma Lei Municipal do município de Ibirapitanga, no sul da Bahia, está ajudando a proteger as nascentes da bacia do rio Oricó.
O agricultor vai receber dinheiro da prefeitura para restaurar a mata ciliar, no trecho em que rio e seus afluentes cortarem sua propriedade rural.
“Quando essa recarga ela é coberta, têm cobertura florestal, a infiltração da água é maior e consequentemente a durabilidade da nascente nascendo”, afirmou o Engenheiro Agrônomo Volney Fernandes.
Vários agricultores que moram no município de Ibirapitanga, decidiram abraçar um programa de restauração de nascentes, que há dois anos a prefeitura tornou lei e foi a primeira cidade da Bahia, onde o agricultor que ajuda recuperar a mata ciliar, recebe dinheiro como pagamento pelo serviço ambiental.
A prefeitura entrou como parceira da Organização de Conservação da Terra (OCT), que existe há quinze anos e a cinco trabalha com o programa de pagamento por serviços ambientais, no Programa Produtor de Água Pratigi. A ideia é estimular que os produtores protejam as nascentes em suas propriedades. Nessa fase, 80 das mais de 1.500 nascentes da bacia do rio Oricó estão sendo protegidas. Medida importante, porque o rio é a principal fonte de água para cerca de 80 mil pessoas, em Aurelino Leal, Ubaitaba, Ibirapitanga e Camamu.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login