Bahia
Alexandre Baroni receberá o título de cidadão baiano
A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou nesta terça-feira, 24, por unanimidade, projeto que concede o título de cidadão baiano ao superintendente dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Sudef), Alexandre Baroni. A honraria foi proposta pela deputada estadual Fabíola Mansur (PSB) pelo importante trabalho que vem sendo realizado por Baroni à frente da superintendência e em prol da inclusão.
“O sentimento é de gratidão pelo reconhecimento do meu trabalho, principalmente em se tratando de uma iniciativa da deputada Fabíola Mansur, que sempre foi uma parceira nas lutas dos direitos das pessoas com deficiência desde a época da vereança”, agradeceu o homenageado.
“Este título é uma forma de retribuir e destacar o excelente trabalho que Baroni tem feito, um trabalho que nos inspira a buscar a superação diária de nossos desafios”, declarou a proponente.
“Agora Baroni é baiano de verdade, sem dúvida uma grande vitória para o nosso segmento das pessoas com deficiência”, frisou Cristina Gonçalves, coordenadora executiva da Abace (Associação Baiana para Cultura e Inclusão), uma das maiores entusiastas da homenagem.
Natural da cidade de Ourinhos (SP), Baroni tem 50 anos de idade e é formado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (PR). Aos 24, Baroni sofreu lesão medular traumática ocasionada por acidente automobilístico que desencadeou um quadro de tetraplegia.
“Não tive obstáculos, mas sim o desafio inicial de acreditar no meu próprio potencial. Vencida essa etapa, passei pelo desafio de fazer com que a sociedade acreditasse nele também”, declarou Baroni, que mudou-se para a capital baiana desde 2009 com a proposta de construir uma política estadual da pessoa com deficiência, a partir da parceria entre o governo e a sociedade civil.
Segundo dados do do IBGE, 3,5 milhões de pessoas possuem com algum tipo de deficiência na Bahia, o que corresponde a 25% de toda a população do Estado. Destes 210 mil recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e aproximadamente 30 mil possuem o passe livre intermunicipal.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login