GIRO DE NOTÍCIAS
Eleição suplementar de Camamu atrai mesários voluntários de várias partes do País
A eleição suplementar de Camamu atraiu o trabalho voluntário de diversos mesários de várias parte do País. O chefe de cartório (78 ZE) Maurício Lago contou que diversas pessoas buscam o cartório com o interesse em se voluntariar na época em que ocorrem os pleitos.
“Foi por amor e por acreditar na democracia que me voluntariei como mesário, saí da Justiça Eleitoral, mas ela não saiu de mim”, foi assim que o ex-servidor público, Manoel Vieira, definiu a paixão pelo cargo que exerce desde os 18 anos, quando procurou o Fórum Eleitoral para oferecer seu trabalho.
Manoel, que é ex-servidor do TRE-BA, explicou o sentimento que nutre pelas eleições. “Atuo até hoje como mesário porque, além de gostar do que faço, preciso obter pontuação de título, sou concurseiro. Saí do TRE-BA para ser oficial de registro e continuo fazendo concursos em outros estados. Quando eu era adolescente acompanhei a ditadura e isso me despertou o interesse pelo exercício à cidadania, contou.
Voluntários da Bahia e Brasil
Atualmente Manoel reside em Dias D’ Ávila, Salvador, mas sempre que fica sabendo da realização de alguma eleição, entra em contato com o Fórum Eleitoral da cidade e se coloca à disposição. “Um grande colega do Regional baiano me informou dessa eleição aqui de Camamu e, imediatamente, entrei em contato com o pessoal da 78 Zona Eleitoral”.
Assim como Manoel, Vitor Gabriel mora em Valença e já fez parte do TRE da Bahia, atuando na Assessoria de Comunicação (ASCOM). Hoje ele adere ao voluntariado de serviços eleitorais nas mesas receptoras de votos. “Eu fui estagiário da Justiça Eleitoral por dois anos e me sinto bem em contribuir com o judiciário. Já fui mesário em Salvador no ano de 2016, em Valença – nas eleições gerais – e agora aqui em Camamu”, celebrou.
Além disso, Vitor utiliza o voluntariado como estratégia e critério de desempate nos concursos que realiza. “Do jeito que os concursos vêm sendo cobiçados, qualquer meio ponto, como critério de desempate, vale a pena” avaliou.
Outro voluntário é Alexandre Kunrath, que saiu Feira de Santana para participar da eleição suplementar de Camamu. “Eu faço concursos para a área de cartório e a prática de eleições como voluntário acaba contando como titulo, por isso estou aqui para colaborar com o êxito dessa eleição”.
Brijda Vieira reside em Fortaleza, Ceará, e, inicialmente, veio à Bahia a passeio, mas após comprar a passagem ficou sabendo da eleição e decidiu procurar o cartório de Camamu para candidatar-se ao voluntariado. “Depois que comprei minha passagem vi no site do TRE- BA que aconteceria está eleição e decidi participar”,disse. Está é a primeira vez que Bríjda é mesária fora de Fortaleza.
O chefe de cartório (78 ZE) Maurício Lago contou que diversas pessoas buscam o cartório com o interesse em se voluntariar na época em que ocorrem os pleitos. “Cheguei a ser contactado por uma voluntária de Rondônia, mas infelizmente ela não conseguiu se deslocar aqui para a cidade”, lamentou.
Fonte: TRE/BA
Você precisa estar logado para postar um comentário Login