DICAS E CONCURSOS
Guia essencial para quem vai comprar o primeiro carro
Geralmente, a jornada para comprar o primeiro carro é um assunto de família. Você pode ser um pai passando seu próprio veículo para seu filho ou filha, secretamente animado por isso lhe dar a oportunidade perfeita para trocar seu carro familiar, mas igualmente mais seguro de que seu filho dirigirá um carro que lhe serviu bem ao longo dos anos.
Ou talvez, e com um pouco mais de relutância, você esteja tendo que investir em suas finanças para ajudá-los na compra do primeiro automóvel. Quer você esteja financeiramente investido ou não, muito pode ser ganho de ambos os lados com algumas orientações e conselhos cuidadosamente colocados.
Indiferentemente do que lhe trouxe até aqui, as primeiras decisões de compra de um carro podem parecer um mundo distante de sua própria experiência anos atrás, mas embora algumas coisas tenham mudado (especialmente a segurança), muitos fundamentos permanecem os mesmos.
Acompanhe neste post, algumas dicas para quem vai comprar o primeiro carro!
1. Analise o preço
Para um primeiro carro, pretenda opta pelo carro mais barato disponível, mas seja muito prudente nessa hora. O preço sempre será um fator primordial na primeira compra de um carro, mas comprar barato pode levar a problemas mais adiante, especialmente se você não fizer as inspeções necessárias no veículo primeiro, para o caso de um modelo usado.
Nem todo mundo tem o luxo de poder comprar um carro novo e maravilhoso como um Fiat Bravo ou mesmo seminovo com características semelhantes. Então, se você vir um carro usado com preço competitivo, faça algumas verificações de avaliação comprando um relatório de avaliação e investigue o cronograma de manutenção do veículo, além de compará-lo comveículos semelhantes em anúncios na internet para entender se vale a pena considerar sua compra!
2. Analise bem as necessidades e desejos
É provável que sua ideia do primeiro carro para você ou para o seu filho(a) seja bem diferente da deles e, portanto, talvez seja necessário fazer concessões. Converse com eles sobre para que usarão o carro. Se eles estiverem indo e voltando da faculdade, algo menor geralmente será suficiente. Se você mora na zona rural ou precisa de um carro para carregar equipamentos pesados, talvez um veículo maior seja mais prático.
Juntos, vocês precisam decidir que tipo de carro atende aos requisitos deles e usar isso como ponto de partida. Pense nos custos contínuos como manutenção, consumo de combustível e valor de seguro – o último provavelmente será muito mais alto para motoristas com menos de 25 anos, especialmente se eles estiverem atrás de um motor grande ou um carro de alto desempenho. Por esse motivo, começar com um motor mais novo e menor faz todo sentido para economizar.
3. Priorize a segurança do motorista de “primeira viagem”
Assim que o orçamento for definido e você souber de que tipo de carro precisa, nossa orientação é sempre comprar o carro mais seguro que puder. Existem classificações de segurança para carros novos e usados, mas, no caso do carro de um comprador pela primeira vez, é mais provável que você esteja olhando para um veículo um pouco mais antigo.
As classificações anuais de segurança de carros usados são uma boa fonte para fins de comparação. Eles são divididos em diferentes categorias de segmento de veículos e fornecem uma classificação de 1 a 5 estrelas para uma ampla gama de carros, de diferentes tamanhos. Vendo as classificações de 2019-2020, por exemplo, você verá o Ford Focus indicado como uma excelenteopção para primeiro carro, contendo uma boa classificação cinco estrelas.
4. Esteja atento a verificações e testes
Quando você encontrar um veículo que despertou o interesse do motorista iniciante, vá em mais de uma pessoa para para vê-lo. Na maioria das vezes, os mais jovens vão gostar de ter alguém experiente com eles para apoiá-los – mesmo que não o demonstrem externamente. No caso de um veículo usado, observe o óleo e o líquido de arrefecimento do carro para ver se estão limpos. Verifique se ele foi bem conservado e obtenha evidências de seu histórico de manutenção. Verifique se os pneus têm uma profundidade e se os botões e instrumentos da cabine funcionam corretamente.
5. Verifique o histórico do veículo e faça inspeções de pré-compra
Depois de dar uma boa olhada no Hyundai i30 desejado ou qualquer outro modelo de carro usado ou novo, não perca a oportunidade de fazer um bom teste drive para que você possa ter uma ideia de como ele funciona e se sente. Porém, esteja ciente de que o atual proprietário pode não ter seu carro segurado integralmente para ser dirigido por menores de 25 anos, então vale a pena verificar isso com antecedência junto à sua corretora de seguros.
Além do mais, uma verificação do histórico do veículo e uma inspeção pré-compra fornecerão uma grande quantidade de informações sobre o histórico e as condições mecânicas do carro que você estiver negociando, além de fornecer informações excelentes para basear sua decisão, como o seu estado geral. Peça a um mecânico de confiança para fazer esta avaliação.
Lembre-se que os compradores de primeira viagem precisam de uma boa orientação – muitas vezes, a emoção de uma nova licença e a inexperiência podem levar a compras por impulso e dinheiro desperdiçado, e embora possamos todos olhar para trás em retrospectiva e apreciar a sensação de entusiasmo quando você acaba de passar no teste do Detran, também é sempre importante ter alguma objetividade para negociar um bem com um valor tão alto quanto um carro.
Tenha como critério, eventualmente, chegar a considerar, pensando cuidadosamente, que esticar seu orçamento ao máximo para conseguir um veículo razoavelmente seguro poderá lhe render dividendos no futuro, mas menos preocupações ao longo de sua vida útil. Coloque esses prós e contras na balança e verifique suas possibilidades de comprar um primeiro carro novinho em folha, ou mesmo um usado!
Gostou destas dicas para quem vai comprar o primeiro carro? Aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais!