Conecte-se conosco

DE OLHO NO ESPORTE

Temporada 2013 da Fórmula 1 começa neste domingo

Publicado

em

A temporada 2013 da Fórmula 1 começa na madrugada deste domingo, às 3h (TV Bahia), com a largada do GP da Austrália. Até o final do ano, serão 19 provas até conhecermos o campeão da categoria. 

Não tem como esconder. O grande favorito é, mais uma vez, o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull. Atual tricampeão, Vettel venceu 21 dos 58 GP’s disputados nos últimos três anos e cravou a pole position em 31 oportunidades. Sem dúvidas, o piloto de 25 anos é o cara a ser ultrapassado.

 

Da esq à dir.: Hamilton, Alonso e Vettel vão brigar pelo título

E Vettel corre atrás de mais um recorde. Na história, 32 pilotos foram campeões mundiais, sendo que só três conquistaram o título quatro vezes ou mais na carreira: o alemão Michael Schumacher (7), o argentino Juan Manuel Fangio (5) e o francês Alain Prost (4). Nenhum deles, porém, foi tetra  com menos de 30 anos. Alguém duvida de Vettel?

“Por enquanto, estamos todos em pé de igualdade, todos temos zero ponto e não sabemos ao certo o que vai acontecer”, analisa Vettel, que tem a fórmula para ser tetracampeão.  “Acho que, se há um segredo para conquistar mais esta marca  é não pensar no que aconteceu nos últimos três”.

Nos testes de pré-temporada, a emergente Mercedes foi a mais rápida, enquanto Lotus, McLaren, Ferrari e Red Bull mostraram muito potencial para andar entre os primeiros colocados.  Promessa de um ano equilibrado.

É da própria Mercedes que vem um dos fortes concorrentes de Vettel. O inglês Lewis Hamilton, campeão em 2008, deixou a instável McLaren de 2012 para tentar a sorte na montadora alemã.

Vice-campeão no ano passado, Fernando Alonso está doido para desbancar Vettel. O espanhol da Ferrari não vence um campeonato desde o bi, conquistado em 2005 e 2006.

Além da dupla, quem pode surpreender é Kimi Raikkonen. O homem de gelo, campeão do mundo em 2007, fez uma temporada regular em 2012. Terminou em terceiro, atrás de Vettel e Alonso, e venceu um GP. O finlandês espera evoluir com a sua Lotus.

Por fim, o inglês Jenson Button merece uma vaga na primeira linha de pilotos do grid. Na temporada passada, o piloto da McLaren venceu três corridas. Corre por fora.

Estreantes
Cinco pilotos vão debutar na maior categoria de automobilismo no mundo. O  finlandês Valtteri Bottas (Williams), o mexicano Esteban Gutíerrez (Sauber), o holandês Giedo van der Garde (Caterham) e a dupla da Marussia, o francês Jules Bianchi e o inglês Max Chilton.  Do lado contrário do grid, Caterham e Marussia brigam para não ser o lanterninha da temporada.

Copyright © 2024 - Comunika