GIRO DE NOTÍCIAS
Ilhéus e Itabuna estão com mais de 90% dos leitos de UTI ocupados para tratamento da Covid-19; veja outras cidades
As taxas de ocupação dos leitos adultos para tratamento da Covid-19 nas Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) dos municípios de Ilhéus e Itabuna, no sul da Bahia, chegaram a 92% nesta terça-feira (16).
Os dados são do Centro de Acompanhamento da COVID-19 na Bahia, ferramenta disponibilizada pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Tanto Ilhéus quanto Itabuna estão com 92% dos leitos ocupados.
Pela manhã, nesta terça, as cidades chegaram a ter 100% de ocupação, mas os números se alternam por conta das filas de pessoas esperando por vagas. De acordo com a Sesab, a região sul é a segunda do estado em ocupação dos leitos para tratamento do coronavírus. A situação é classificada como ‘beirando o colapso’.
Em toda a região sul da Bahia a taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 95%. Já os leitos clínicos estão 89% ocupados.
O governador da Bahia, Rui Costa, afirmou na manhã desta terça, que que diversos hospitais em todo estado estão com 100% de ocupação dos leitos.
Dos 2.145 leitos ativos na Bahia, 1.423 estão pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação geral de 66%.
Desses leitos do estado, 1.423 são para atendimento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e estão com ocupação de 74% (762 leitos). A taxa de ocupação dos leitos de UTI pediátrica é de 73%.
Regiões do estado
De acordo com a ferramenta Sesab, até as 17h desta terça-feira, a taxa de ocupação dos leitos de UTI para adultos na região centro-leste do estado estava em 83%. No extremo-sul, 67%, nordeste 0%, leste 74%, oeste 31%, sudoeste 84% e Feira de Santana com 93%.
Outros municípios
As taxas de ocupação das UTIs para adultos varia em diferentes municípios baianos. Confira lista:
Barreiras – 30%
Feira de Santana – 87%
Juazeiro – 70%
Paulo Afonso – 80%
Porto Seguro – 60%
Salvador – 74%
Teixeira de Freitas – 80%
Valença – 90 %
Vitória da Conquista – 84%
(G1 Bahia)