Conecte-se conosco

News

No Dia Mundial da Alfabetização, Sandro Régis cobra do governo ações para reduzir analfabetismo na Bahia

Publicado

em

 

O deputado estadual Sandro Régis (Democratas), líder da Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), cobrou do governo do estado ações para reduzir o analfabetismo, ao comentar sobre o Dia Mundial da Alfabetização, celebrado nesta quarta-feira (8). O parlamentar recordou que a Bahia é o estado com maior taxa de analfabetismo do país, segundo dados do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE).

“São mais de 1,5 milhão de pessoas de 15 anos ou mais que não sabem ler nem escrever, o que significa 13% da população do estado. A taxa da Bahia é o dobro do índice de analfabetismo do Brasil, que é de 6,6% (são 11 milhões de pessoas no país). São números absurdos e vergonhosos para o nosso estado. Os governos petistas que estão à frente da Bahia por quase 16 anos devem ser responsabilizados”, disse Régis.

Ele pontuou, ainda, que houve aumento de 2,8% na taxa se comparado a 2018, ainda segundo o IBGE, e de 3% em relação 2016. “Essa situação é reflexo do abandono da educação pública do estado provocado pelos governos do PT. Vale lembrar que a Bahia tem um dos piores ensinos médios do país, conforme o Ideb. Sem prioridade, sem investimentos na educação, nossas crianças e jovens não terão oportunidades para terem um desenvolvimento pleno, dignidade e acesso ao mercado de trabalho”, afirmou.

O Dia Mundial da Alfabetização foi criado em 8 de setembro de 1967 pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A data visa promover um amplo debate sobre a importância da alfabetização, em especial naqueles países que ainda têm índices elevados de analfabetismo.

Continue Lendo
Publicidade

Copyright © 2024 - Comunika