News
Jovem que estudou em casa sem energia elétrica na BA e passou em medicina pede ajuda financeira para pagar despesas
Com início das aulas presenciais, o jovem Matheus de Araújo Moreira Silva, que estudou em casa sem energia elétrica em Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador, e foi aprovado no curso de medicina na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), pede ajuda financeira para pagar despesas como aluguel e alimentação.
Depois de dois períodos com ensino remoto, as aulas do curso passarão a ser presenciais. Matheus Silva vai ter que mudar de cidade e lidar com um custo que ele não tem como arcar.
A história do estudante viralizou na internet e ele recebeu ajuda até de algumas celebridades, como o ator baiano Lázaro Ramos, e a ex-BBB Camilla de Lucas, mas o auxílio não foi o suficiente para esses novos custos.
É na frente do computador, no quarto improvisado do irmão, ou na frente da pilha de livros, que Matheus passa a maior parte dos dias se dedicando aos estudos.
“O curso exige muito, eu tenho aula de manhã e pela tarde, daí a maior parte do dia eu fico aqui nesse quartinho estudando. A gente tem aulas remotas, atividades, então meu mundo se resume a esse quarto”, relatou o estudante.
Durante o período de estudo remoto, Matheus passou em média 9 horas por dias estudando no local. Em abril vai precisar se mudar para Santo Antônio de Jesus, onde fica o campus da universidade.
Como os pais do baiano estão desempregados e ele não vai ter tempo para trabalhar, Matheus teme problemas financeiros para se manter fora da cidade natal.
“Fiquei muito feliz mesmo [com o ensino] remoto. Agora vem a segunda etapa que é a mudança de cidade, ir para Santo Antônio de Jesus que é a cidade onde está alocado meu curso de medicina”, disse.
“Daí esse frio na barriga né, de mudar e também a dificuldade de pagar aluguel, alimentação. Então tem essa questão da mudança mesmo”.
Jovem que estudou em casa sem energia elétrica e tirou 980 na redação do Enem realiza sonho e passa em medicina na URFB — Foto: Arquivo Pessoal
Matheus conta que a UFRB oferece auxílio moradia, mas por causa de cortes, ele não terá direito ao benefício neste momento.
Em 2021 o estudante conseguiu dar algumas aulas particulares e juntou dinheiro suficiente para alugar uma quitinete em Santo Antônio de Jesus. O imóvel já conta com fogão e geladeira, mas ainda falta custear outras despesas.
Por isso, o baiano disponibilizou em sua conta no Instagram o link de uma vaquinha on-line.
Jovem que estudou em casa sem energia elétrica e tirou 980 na redação do Enem realiza sonho e passa em medicina na URFB — Foto: Arquivo Pessoal
(G1 Bahia)