News
“Não deu tempo de tirar nada”, diz morador que teve casa alagada em Wenceslau Guimarães
Parecia apenas mais um dia comum para o morador de Wenceslau Guimarães, cidade no sul da Bahia, Franclin Santos, 34 anos, até que uma reserva de água na cidade transbordou e destruiu tudo que tinha pela frente. Franclin conta que estava passeando, na última segunda-feira (5), quando recebeu ligação do primo dizendo que a água havia invadido as casas do bairro Maria Carvalho, onde mora.
“Acabou com tudo. Foi cama, guarda-roupa, fogão, sofá, geladeira. Tava tudo boiando. Não deu tempo de tirar nada. Estou vendo se tem como recuperar algo, mas hoje [terça, dia 6], só fiz tirar lama”, narrou a situação.
A estrutura da casa de Franclin continua intacta, sem rachaduras ou infiltrações. Mas a residência vizinha não teve tanta sorte. As paredes da casa romperam em dois lugares. “[Na hora] eu estava tão atordoado que nem entrei pra olhar o prejuízo dos vizinhos. Foi feio pra todo mundo”, lamentou. Durante a madrugada, outras pessoas que moram na região foram até os locais afetados para prestar ajuda. Um mutirão se reuniu às 5h da manhã para limpar as residências.
Segundo a prefeitura, foram 30 casas afetadas – sendo duas totalmente destruídas -, 25 famílias desalojadas e três desabrigadas. Moradores que perderam as residências se abrigam em casas de amigos e vizinhos. A prefeitura ajudará os residentes que perderam tudo com aluguel social. Não há registro de feridos ou óbitos. Nesta terça-feira (6), a água do alagamento escoou e a cidade já não está em situação crítica. Leia mais no CORREIO