Bahia
Mano Brown é indicado para título de Doutor Honoris Causa em universidade na Bahia
O conselho universitário da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) aprovou, na quarta-feira (16), a proposta de concessão de título Doutor Honoris Causa, ao rapper Mano Brown, membro do grupo de rap Racionais MC’s.
O g1 entrou em contato com a assessoria do artista, que confirmou que ele vai à Bahia para receber o título. Apesar da data ainda não ter sido definida, a entrega da honraria deve ocorrer em sessão solene em novembro deste ano.
A proposta de título ao cantor e compositor Pedro Paulo Soares Pereira, conhecido popularmente como Mano Brown, foi uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) da UFSB e acontece no momento em que o Hip-Hop celebra 50 anos.
O órgão da UFSB destacou a importância do artista no Hip Hop e a música rap, e que ele é aclamado por conta da sua “autenticidade e por representar a voz dos moradores da periferia”. A ação acontece em continuação às comemorações de 10 anos da universidade.
Mano Brown recebe título de Doutor Honoris Causa da UFSB — Foto: Leo Franco/AgNews
Porta voz das favelas
Nome do rap brasileiro e responsável por popularizar o gênero musical, Mano Brown, de 53 anos, é natural de Capão Redondo, em São Paulo. Ele é filho de uma baiana, Ana Pereira Soares, que era nascida em Riachão do Jacuípe, cidade a cerca de 194 km de Salvador.
Mano Brown viveu as dificuldades de crescer na favela, com desigualdade social e o preconceito. As vivências fizeram com que ele as transformassem nas canções do Racionais MCs.
Em 1986, ele ganhou o apelido Brown nas rodas de samba em que tocava repique de mão e fazia algumas batidas inspiradas no funk norte-americano. Os companheiros da roda comparam ele com o James Brown.
Rapper, compositor e líder dos Racionais MC’s, Mano Brown lançou com o grupo coletâneas, LPs, CDs e DVDs, que contaram com composições autorais. Ele é autor de músicas como “Vida LokaI”, “Vida Loka II”, “A Vida é Desafio” e “Jesus Chorou”.
O grupo paulistano Racionais MCs foi criado em 1988. Em 2019, o grupo fez uma turnê especial de 30 anos e, durante essa trajetória, Mano Brow gravou o álbum solo “Boogie Naipe” .
Mano Brown e o grupo Racionais MC’s — Foto: Divulgação
G1