Connect with us

Faisqueira

 Embora já se explorasse nossa região de uma maneira bastante tímida a procura de ouro, somente com a criação das primeiras estradas é que começou o aparecimento dos primeiros arraiais em nosso município. Em 1783 já se registrava as primeiras casas que mais tarde formaram o arraial de Faisqueira, servindo como ponto de parada para as tropa provenientes de Barra do Rio de Contas, Camamú e outras localidades.

O distrito de Faisqueira está localizado às margens do Rio de Contas, distante 2 quilômetros da sede do município, sendo seu acesso através da rodovia com pavimentação asfáltica, a BR 030.

A principal atividade econômica é a pesca e o cultivo do cacau. Funcionando um icipente comércio.

No setor educacional, possui 5 escolas, com 4 salas de aula, onde estão matriculados, mais de 1.500 alunos, e um Posto de Saúde.

Faisqueira é considerada a mãe de Ubaitaba, pois foi ali que se instalaram os primeiros hatitantes que deram origem ao Arraial de Faisqueira, 1783. Somente alguns anos depois é que começa a desenvolver-se o Arraial das Tabocas. Até o início do século XX Faisqueira e Tabocas eram bastante desenvolvidas (relativamente), mas a partir desse período, Tabocas começa a se destacar e ter mais investimentos e Faisqueira vai ficando para trás.

Na atualidade o distrito de Faisqueira é o maior e mais desenvolvido do município de Ubaitaba, mas ainda está longe do desenvolvimento almejado pela sua população já que é também o povoado mais antigo de todos, por isso, acredita seus moradores estar muito mais estruturado.

Os serviços essenciais e básicos têm sido mantidos como saúde e educação, mas está aquém os serviços e obras fundamentais como calçamento, recuperação de casas, saneamento básico, segurança e tantos outros. Uma das ruas mais antigas de Faisqueira, a Rua da Brita, ficou conhecida como a “Rua das promessas” já que muitos políticos se elegem prometendo o seu calçamento que até hoje não foi feito.

Faisqueira destaca-se sobretudo pela tranquilidade de seus moradores e pela beleza do Rio das Contas.

Faisqueira primeiro povoado que surgiu em nosso município

Com o desenvolvimento de Faisqueira, a três quilômetros acima surge uma fazenda denominada “Tabocas”, nela criaram-se algumas vendinhas que começaram a servir como abastecimento para o arraial de Faisqueira e logo desenvolve-se um pequeno comércio que pouco tempo depois virou um arraial (atual cidade de Ubaitaba). E assim surgiu o arraial das Tabocas em função do comércio e do cacau (SANTOS, 1953). Função que é mantida até hoje em nossa cidade. Já o arraial de Faisqueira se dedicava principalmente a cultura de subsistência como a cana-de-açúcar e o cacau, ainda em fase de implantação.

A colonização foi se dando aos poucos, mas o povoamento daqui e de todo o Sul da Bahia foi efetivado com o desenvolvimento da cultura dose expandiu de 1850 para cá, quando houve a introdução de novos tipos de cacau, o Forasteiro e o Pará. Estes tipos, mais resistentes que o anterior, permitiram que o cacau deixasse de ser cultivado apenas no leito dos rios e regiões de aluviões para ser cultivado também no interior, nas matas. A partir dessa expansão grande quantidade de imigrantes veio para o nosso Arraial composta sobretudo de sertanejos e sergipanos que sonhavam com o enriquecimento rápido e ser proprietários de terras. Aqui seria o local ideal, pois muitas terras permaneciam ainda inexploradas economicamente, algumas habitada apenas por índios, mas os índios ninguém respeitava como proprietário de terras e essa prática era estendida para toda a região.

E assim começou o povoamento de Tabocas, Faisqueira e toda da região. O certo é que a colonização se deu somente com a chegada e estada de Fazendeiros de cacau, dentre eles, Alexandrino Villas Boas, José Antonio Fernandes, Noberto Gomes da Costa e Joaquim de Souza que se desenvolveram a tal ponto que logo se estabeleceu um distrito de paz chamado Tabocas. ( SANTOS, 1953 , p12)

Tabocas – Arraial de Faisqueira  (1953)

Tabocas, que na época estava localizada entre o aldeamento dos Funis, arraial de Faisqueira, Colônia Sinimbu7 localidade de São Miguel, próximo a estrada da Nação e do Rio das Contas começou a se aproveitar da excelente localização e passou a explorar a função comercial proveitosamente.

As primeiras casas e vendas, segundo um mapa elaborado pelo geógrafo Milton Santos (1953) estariam localizadas nas proximidades da Praça 27 de Julho e começo da Avenida Presidente Vargas. E assim, vivendo já do seu pequeno comércio, o arraial das Tabocas no começo do século passado, já disputava com Faisqueira o ‘status’ de povoado. (ANTONIO SANTOS,1958, p6)

Fonte: Aleilton Oliveira in Traços e Retratos da Nossa História, 2004/2010.

5 Comments

5 Comments

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Copyright © 2024 - Comunika