DE OLHO NO ESPORTE
Talisca marca no fim, Bahia vence o Cruzeiro e está livre do Z-4
Tricolor abriu o placar no início do jogo, sofreu o empate, mas conseguiu marcar novamente no final. Time não cai mais.
Com o triunfo, o Bahia chegou aos 48 pontos e assumiu a 12ª colocação. O Vasco, 17º colocado e time melhor colocado no Z-4 tem 44, quatro a menos. Já o Cruzeiro, líder absoluto e campeão, continua com 75. No próximo domingo, o Esquadrão recebe o Fluminense em Arena Fonte Nova, enquanto o Cruzeiro joga contra o Flamengo, no Maracanã.
O jogo – Estádio completamente cheio para a festa do Cruzeiro, campeão brasileiro de 2013. Mas quem espera o time mineiro arrasador logo no início do jogo viu um Bahia organizado e jogando no tempo certo, surpreendendo em campo. Logo aos dez minutos, Fernandão arriscou uma bomba de fora da área e Fábio suou para defender. Um minuto antes, Ricardo Goulart e Marcelo Lomba se chocaram em uma dividida e o jogo ficou parado – o cruzeirense precisou ser substituído. Aos 11 minutos, o Cruzeiro também respondeu com chute de Éverton Ribeiro, mas Lomba segurou firme.
Aí o Bahia resolveu calar o Mineirão lotado. Aos 12 minutos, depois de um belo passe de Anderson Talisca, Marquinhos Gabriel tocou na saída de Fábio para abrir o placar. Festa do time baiano. Atrás no jogo, o Cruzeiro passou a pressionar o rival atrás do empate. Mas não conseguia passar pelo ferrolho tricolor. Até surgiram vaias das arquibancada. O Cruzeiro criou, mas perdeu chances boas com Borges e Souza, ambas de cabeça. Aos 28, Talisca quase amplia em chute forte de fora da área. No último minuto do primeiro tempo, Marcelo Lomba fez grande defesa em falta cobrada por Souza.
O segundo tempo começou e não demorou para o jogo ter contornos de final – primeiro porque o Cruzeiro queria vencer diante da festa do título programada e o Bahia busca a fuga do rebaixamento de uma vez por toda. Aos sete minutos, por pouco Fernandão não ampliou para o Tricolor. Após cruzamento da direita, ele meteu a cabeça e bola tirou tinta do travessão.
Do outro lado, pressão cruzeirense, que dominava a maior parte do jogo. Aos noves, após saída de bola errada de William Barbio, a bola parou nos pés de Borges na pequena área, de cara para Lomba. O atacante do Cruzeiro mandou por cima do gol e frustrou todo o Mineirão.
Depois daí, São Lomba apareceu. Aos 17, em cabeçada de Júlio Baptista, o goleiro foi no canto para espalmar. Na cobrança de escanteio, Baptista apareceu de novo, mas à queima-roupa. Lomba fez defesa inacreditável. De tanto insistir, o Cruzeiro marcou aos 26, mas não valeu. Souza estufa as redes na sobra, mas estava impedido. No lance que gerou o rebote, Lomba se esticou todo para evitar o gol de Dagoberto. Aos 30, Egídio arriscou de fora da área e quase marcou um golaço no Mineirão.
Preocupado em segurar o rival, o técnico Cristóvão Borges colocou Fabrício Lusa e Diones no campo para reforçar a marcação. Quase sem força reforça ofensiva, restou ao time baiano se defender de todas as formas. Mas o Tricolor não resistiu à pressão. Aos 40, após série de cobranças de escanteio, Vinícius Araújo aproveitou rebote de Marcelo Lomba e colocou para dentro.
Mas quis o destino que a guerra contra o Z-4 terminasse no Mineirão. Aos 44, em um contra-ataque, Anderson Talisca foi acionado na área e tocou leve, o suficiente para tirar o goleiro Fábio do lance e marcar o segundo gol do Bahia. Festa entre os jogadores. Até o final, o time se defendeu com todas as forças para manter o placar e a posição na tabela do campeonato.
Cruzeiro 1 x 2 Bahia – 37ª rodada do Campeonato Brasileiro 2013
Data: 1º/12/2013, 16h
Local: Mineirão, Belo Horizonte
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes: Márcio Bezerra Lopes Caetano (RO) e Fabiano da Silva Ramires (ES)
Cruzeiro: Fábio; Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Souza e Lucas Silva; Éverton Ribeiro (Éverton Ribeiro), Ricardo Goulart (Willian), Dagoberto; Borges (Vinícius Araújo). Ténico – Marcelo Oliveira
Bahia: Marcelo Lomba; Rafael Miranda, Demerson, Titi e Raul; Fahel, Hélder e Talisca; William Barbio (Fabrício Lusa), Marquinhos Gabriel (Diones) e Fernandão (Souza). Técnico – Cristóvão Borges. (Ibahia)
Você precisa estar logado para postar um comentário Login