News
[Bahia] Dia protestos no interior do estado a menos de 15 dias do início da copa
Hoje (02), há menos de 15 dias para o início dos jogos da Copa do Mundo no Brasil, cidades do interior baiano vivenciaram horas de protesto estudantil.
Em Ipiaú, os manifestantes do CETEP Médio Rio das Contas cobravam melhor estrutura para a escola , pagamento dos salários do professores contratados que, diante da falta de pagamento de seus vencimentos (três meses ao todo) entraram em greve e, a regularização da merenda escolar que estaria suspensa por falta de recursos. Além disso a escola se encontra com serviço de abastecimento de água interrompido. O tráfego da BR 330 que liga Ipiaú a Ubatã ficou interrompido por algumas horas, sendo restabelecido a partiras das 9:30 com a chegada da Polícia Rodoviária Federal
Já em Ilhéus, alunos de diversos colégios se reuniram para protestar contra o aumento das passagens de transporte coletivo após o anúncio oficial realizado pelo prefeito Jabes Ribeiro (PP). As passagens que custavam R$2,60, serão reajustadas para R$2,80 a partir do dia 08 de junho. Após manifestação pelo centro da cidade, os alunos foram até a Ponte do Pontal onde interromperam o tráfego de veículos. Policiais militares dispersaram o movimento e detiveram supostos líderes. Segundo jornalistas presentes no momento, as prisões foram arbitrárias, visto que os detidos não tinham ligação com a liderança da manifestação.
Ambos os movimentos apontam tem em comum, o paradoxo de um país que se diz capaz de realizar um grande evento mundial de alto nível, mas não consegue dar soluções eficazes nos serviços públicos básicos.
Padrão FIFA
O “padrão fifa”, que faz parte do slogan exposto por muitos manifestantes, está além dos valores gastos pelo estado para financiar a construção dos estádios e estrutura para a realização do evento. Quando os estudantes empunham faixas cobrando tal padrão para a educação, referem-se ao comprometimento, retorno e concessões feitos à organização do evento esportivos, fatos que não se veem nas estruturas de base voltadas à população. O estado é capaz financiar a construção de arenas de futebol modelo mas é incapaz, mesmo gastando uma soma maior de recursos, de manter os salários dos profissionais de educação em dia e manter uma estrutura básica de ensino, só para citar um exemplo.
O acirramento de manifestações de cunho social tendem a se amplificar durante a realização da Copa do Mundo, bem como a repressão aos atos devem ser mais severas a partir de agora. (Marau Notícias)
Você precisa estar logado para postar um comentário Login