Conecte-se conosco

ENSAIOS E ENTRETENIMENTO

João Ubaldo Ribeiro será celebrado em mesa especial da Flica

Publicado

em

O escritor João Ubaldo Ribeiro seria um dos principais debatedores da Festa Literária de Cachoeira (Flica), este ano, porém, mesmo após o falecimento em 18 de julho passado, seu nome continuará presente no evento.RTEmagicC_flica_joao_ubaldo_ribeiro__txdam228888_d7c6ba.jpg

Um dos pontos altos do encontro será a mesa redonda ‘Viva João Ubaldo Ribeiro’ em homenagem a ele, que reunirá alguns de seus amigos, como a professora, escritora e jornalista carioca, Ana Maria Machado; e o poeta, letrista e escritor mineiro, Geraldo Carneiro. O encontro será no dia 1º de novembro, sábado, às 20h, com mediação do jornalista e escritor Fernando Vita, autor do livro Cartas anônimas – uma história hilária de intrigas, paixão e morte. Também deve participar das homenagens, Emília Roters Ribeiro, filha mais velha de João Ubaldo. 

Baiano de Itaparica, João Ubaldo era escritor, jornalista, roteirista, membro da Academia Brasileira de Letras. Autor de grandes sucessos da literatura como ‘Sargento Getúlio’, ‘O Sorriso do Lagarto’ e ‘A Casa dos Budas Ditosos’, morreu em julho deste ano. No jornalismo, ele começou em 1957, como repórter do Jornal da Bahia, onde também exerceu o cargo de editor-chefe mais tarde. Em 1958, trabalhou ao lado do cineasta Glauber Rocha na edição de revistas e jornais culturais. Ganhou o prêmio Camões de 2008, um dos principais em reconhecimento aos autores de língua Portuguesa.  

A Flica acontece de 29 de outubro a 2 de novembro, levando à cidade de Cachoeira grandes nomes da literatura nacional e internacional, a exemplo do dramaturgo romeno Matéi Visniec e do brasileiro Márcio Meirelles. A homenageada do ano será Mãe Stella, 89 anos, Iyalorixá do Ilê Axé Opô Afonjá, que tem vários livros publicados, como ‘E daí aconteceu o encanto’, ‘Meu tempo é agora’, ‘Òsòsi, o caçador de alegrias’, ‘Òwe-Provérbios’, ‘Epé Laiyé, terra viva’, e ‘Opinião’. (Ibahia)

Copyright © 2024 - Comunika