Conecte-se conosco

DICAS E CONCURSOS

Investir em si mesmo ou pagar contas? Saiba o que fazer com o décimo terceiro

Publicado

em

Fim de ano é sinônimo de alívio para uma grande parcela de brasileiros desde o ano de 1962, quando todo trabalhador com carteira registrada – além de aposentados e pensionistas – passou a ter direito ao 13º salário, também conhecido como dissídio de Natal.como-ganhar-dinheiro-importando-da-china

É uma oportunidade ideal para limpar o nome, planejar-se melhor e até investir. Mas, pela proximidade das festas do fim do ano, é muito comum cair na tentação de gastar o bônus recebido sem muito planejamento, com presentes e viagens, ou ainda dando entrada em um bem de valor alto, que irá gerar inúmeras parcelas a serem pagas ao longo de todo o ano seguinte.

Taxa de desemprego fica em 4,9% em setembro deste ano
Empresa banca viagens de funcionários em qualquer lugar para que ‘busquem inspiração’

Segundo especialistas, entretanto, esse tipo de gasto não deve estar na lista de prioridades. “A primeira coisa que deve ser feita é pagar dívidas antigas, principalmente com cartões de crédito, que normalmente têm juros mais altos, e assim por diante até, se possível, zerar todas as pendências”, afirma Luiz Gustavo Medina, diretor de finanças da Luandre, empresa de recursos humanos. A quitação dos débitos tem que ser realizada antes mesmo do que, inclusive, investir ou guardar o dinheiro para o ano seguinte. “É quase impossível achar uma aplicação que seja mais lucrativa do que as taxas cobradas sobre a dívida. Sejam cartão de crédito, cheques especiais ou afins, os juros sempre acabam saindo mais caros do que o lucro de qualquer investimento”, explica Medina. A dica vale também para contas que podem ser antecipadas, como o pagamento do IPTU quando há desconto.

Se você não tem débitos, aplicar o dinheiro recebido também pode ser um bom negócio. “Estamos em um momento de juros altos e qualquer aplicação em Renda Fixa, espécie de investimento no Governo, trará excelentes retornos com baixo risco. Hoje temos a taxa de juros em 11% ao ano e provavelmente chegará em, no mínimo, 12% após as eleições. Isso significa quase 1% bruto ao mês sem risco. É um valor muito interessante, especialmente por possuir riscos mínimos”, aponta o consultor da Luandre.

Outra opção para fazer o dinheiro render é investir em si mesmo. Isso quer dizer gastar o dinheiro em cursos e especializações que podem representar um diferencial no mercado de trabalho e, consequentemente, em um retorno financeiro maior nos próximos anos. Independente de qual for sua situação financeira, o melhor é ter organização e planejamento. Uma boa dica é colocar no papel todos os valores do que irá entrar e do que deverá ser pago. Assim, é possível gastar o dinheiro da maneira correta e evitar endividamentos.

Calcule seu décimo terceiro

A gratificação é calculada a partir do salário integral, dividido pelos 12 meses do ano e multiplicado pelo número de meses em que o beneficiado trabalhou. Para quem começou a trabalhar no meio do mês, o período entra na conta apenas se o colaborador acumulou 15 dias trabalhados. Caso não, o benefício passa a ser contado a partir do mês seguinte.

O 13º salário é sempre pago em duas parcelas: geralmente, uma no dia 30 de novembro e outra em 20 de dezembro, sendo que na segunda parcela serão descontados os encargos sociais sobre o total pago nas duas parcelas (INSS e IRRF) – o FGTS a empresa recolhe nos dois meses. (Ibahia)

Copyright © 2024 - Comunika