ESPECIAIS
Doe vida. Doe medula óssea
A chave da cura de alguém pode estar em você! O Hemoba estará em Ilhéus nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro, cadastrando doadores de medula óssea.
Através de uma campanha solidária conseguiu-se trazer o HEMOBA para realizar as coletas para o cadastro doação de medula óssea em Ilhéus, pois não se faz esse cadastro aqui e nem nas cidades vizinhas. Assim como foi realizado na cidade de Itabuna/BA e recentemente em Una/BA, pretende-se alcançar o mesmo sucesso aqui e, quem sabe, ainda maior pelo fato de termos população mais numerosa e de já ter havido campanha de conscientização nas cidades citadas.
O cadastro de doadores de medula óssea não é direcionando para uma pessoa, é um cadastro internacional (redome) que será consultado em busca da pessoa compatível para qualquer um que esteja precisando do transplante, em todos os lugares do mundo. Ocorre que a possibilidade de se achar essa pessoa compatível é uma em cem mil, daí a importância de se aumentar esse cadastro e conscientizar e esclarecer as pessoas da importância da sua doação.
O desconhecimento sobre a doação de medula óssea é enorme e inviabiliza a recuperação de milhões de pessoas. Muita gente confunde transplante de medula óssea com transplante da medula espinhal.
Quando as pessoas são informadas de como é fácil ser doador voluntário ficam surpresas com a simplicidade do procedimento, com a volta às atividades no dia seguinte e sua medula recuperada em 15 dias e ainda mais, com a possibilidade de doar vida em vida.
Quem pode doar?
Pessoas com saúde em bom estado, entre 18 e 55 anos. É bom lembrar que:
Diabéticos podem doar;
Pessoas grávidas ou amamentando podem doar;
Pessoas que tem pressão alta podem doar;
Não há nenhuma restrição quanto a meningite, anemia ou hepatite ‘A’ que a pessoa tenha tido anteriormente;
Não há peso mínimo;
Pessoas que tem tatuagem podem doar.
Como doar?
Existem duas formas de doar a medula óssea: por punção de veia periférica (semelhante a doação de plaquetas) para filtração das células-mãe através de um aparelho OU puncionando a medula diretamente da cavidade do osso do quadril (o tutano do osso) nesse caso, o doador é anestesiado
Por que se registrar?
O redome – Registro de Doadores de Medula Óssea é um banco de dados onde ficam os dados e HLA dos doadores. É necessário um grande número de doadores registrados para que os pacientes tenham chance de encontrar um Doador Compatível. Para o paciente, você pode representar a única possibilidade de cura. A chance de encontrar um doador compatível é uma em cem mil.
Cadastro – Para o cadastro é preciso colher um exame de sangue (5 ml) para o teste de compatibilidade (HLA). Fornecer sua identificação e endereço para serem colocados no banco de dados com o resultado de seu exame de (HLA). Quando aparecer um paciente, sua compatibilidade será verificada. Se houver compatibilidade, outros testes sanguíneos serão necessários. Se a compatibilidade for confirmada, você será convocado para decidir a doação. Você será avaliado por um médico e receberá mais informações. (Ilhéus 24 Horas)
Você precisa estar logado para postar um comentário Login