News
Veja o decreto de fundação da cidade
Decreto de Fundação
Itapira é novamente município vila e termo
O decreto do governo desmembrando em dois o município de Itacaré. A instalação municipal da nova unidade está marcada para 4 de agosto. Itapira veio de obter agora, pela segunda vez sua emancipação administrativa, ereta de novo em vila sede do município termo. A 1ª vez que isso ocorreu, foi no tempo de governo Arthur Neiva, sendo transferida dali para a sede do município Barra do Rio de Contas. O prefeito Renato Laport instalou na nova vila a prefeitura, durando pouco esse estado de coisas. O começo do governo Juracy Magalhães a sede do Município voltara de novo à antiga Vila Barra do Rio de Contas recebendo está o nome de Itacaré. Itapira desde essa ocasião passou a ser sede da subprefeitura que teve como titular nomeado o Dr. Ruy Santos, prestígios elemento da política deste local. Entre a subprefeitura e a sede do município, nunca houve, porém, ligação estreita e cordial. Divergências quase radicais se acentuavam dia-a-dia não existindo unidade nem administrativa nem política entre Itacaré e Itapira.
Agora o governo baiano resolveu dividir, o município emancipando Itapira com mais um distrito de presente. O decreto que veio a criar o novo município é assinado pelo interventor Dr.Manoel Mattos Correia de Menezes, foi lavrado a 27 do mês que hoje expira e está contido nesses termos: O interventor Federal, interino da (Manoel Matos Correa de Menezes) Bahia no uso de suas atribuições e atendendo à necessidade e maior facilidade das comunas;
daquele florescente núcleo de trabalho comercial agrícola.
Decreta:
Art. 1º – Fica credo o município é assinada com os mesmos limites da subprefeitura e mais os 4 distritos de paz do município de Itacaré, com os seus limites;
Art.2º – revogam-se as disposições em contrário. Palácio do Governo do Estado da Baía, 27 de Julho de 1993 – (aa) M.M. Corrêa Menezes – Theophilo Borges Falcão.
– O prefeito municipal, dr. Ruy Santos dar a cerimônia um aspecto festivo considerado o regozijo que naturalmente despertou no seio da população local, acontecimento tão auspicioso para ela, como esse que veio ser agora assinado.
– Estendendo-se os atuais limites até onde terminam os do 4º distrito antigo de Itacaré, o município de Itapira se extenderá até o município de Poções, ficando como uma das unidades municipais da Baía de maiores possibilidades pelos recursos econômicos de que poderá dispor em futuro imediato. A notícia da 2º elevação de Itapira a Vila, termo e município produzir ali o maior contentamento. O que se explica razoavelmente dado o interesse de sua emancipação administrativa que pela segunda vez se verifica na história política. (Ubaitaba.com)
Aleilton Oliveira- Traços e retratos da nossa terra.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login