Aurelino Leal
ACS e ACE de Ubaitaba e Aurelino Leal reivindicam reajuste salarial e outros direitos em Salvador
Os Agentes Comunitários de Saúde – ACS`s – e Endemias – ACE`s – do município de Ubaitaba pararam suas atividades nesta quarta-feira (18), em prol da mobilização a favor do reajuste salarial das categorias.
Os ACS`s buscam, além do reajuste do piso salarial, a aprovação do Projeto de Lei 1628/15 que garantirá aposentadoria especial dos agentes e outros direitos.
Representantes dos ACS`s e ACE`s de Ubaitaba e Aurelino Leal foram para Salvador para participarem da Paralização Nacional, que aconteceu nesta quarta-feira (18) em todo território nacional, para fortalecer a luta das categorias.
A Portaria nº 958 e 959, de 10/05/2016, após a sua publicação, causou inquietação em muitos agentes comunitários de saúde, pois substituem o ACS pelo Técnico de Enfermagem na Estratégia Saúde da Família(ESF) e diminuem o número de agentes nos postos de saúde.
Segundo Leninha, Diretora do Sid ACS/ACE Regional, há dois anos a categoria não tem seus salários atualizados e as portarias 958 e 959, prejudicam os Agentes Comunitários de Saúde. “Todos os ACS, em nível nacional, estão reunidos em repúdio à portaria 958 que estabelece a redução do número de Agentes Comunitários nos PSFs, prejudicando nossa categoria.”
Na oportunidade Sindicato dos ACS reuniram-se com representantes do Governo do Estado, Josias Gomes chefe de gabinete, Alex Santana e Josivaldo Gonçalves, Relações Institucionais, para debater as portarias 958 e 959 afim de chegar a um acordo.
“O Governo Estadual precisa assumir a sua parte, tomar uma posição com relação a situação dos ACS, pois o incentivo tem que ser tripartite, ou seja, o Governo Federal, Estadual e Municipal tem igual parcela de responsabilidade no repasse dos encargos sociais, e o Estado não contribui com a parte dele, por isso estamos aqui nesse movimento para chamar a atenção do Governo Estadual que vem mostrando desinteresse à nossa classe.” relata Leninha ao site Ubaitaba.com.
Em Ubaitaba e Aurelino Leal outro grupo realizaram uma pequena movimentação no dia da Paralização Nacional, onde saíram de Aurelino Leal e se concentraram na Câmara Municipal de Vereadores de Ubaitaba.
Após posicionamento da CONACS e diversas representações de vários estados nesta terça-feira (17) e quarta-feira(18) em Brasília, saiu ainda na noite desta quarta-feira a suspensão das portarias que comprometem a categoria. Muitas representações permanecem em Brasília, aumentando o reforço político à causa.
Há uma reunião agendada para a próxima terça-feira (24), onde terá a presença dos conselhos que participaram da elaboração do processo que resultou nas portarias publicadas e dessa vez a CONACS estará presentes juntamente com seu jurídico. (Ubaitaba.com)
Você precisa estar logado para postar um comentário Login