News
Criminosos usam whatsapp falso em nome do prefeito de Maraú, Manassés, para aplicar golpes
Bandidos estão usando o aplicativo de mensagens Whatsapp para se passar pelo prefeito de Maraú, Manassés Souza (PP) e pedir dinheiro. A assessoria de comunicação da prefeitura de Maraú, esclarece que a conta no aplicativo WhatsApp de número (75) 9839-8649 não pertence ao chefe do poder executivo municipal.
Alguém utilizando o número de DDD 75, enviou mensagens no WhatsApp para diversos comerciantes e moradores da cidade solicitando serviços e transferências bancárias. No perfil da conta apareciam a foto e o nome do prefeito, dando a entender que ele tinha trocado de número recentemente.
O prefeito pede aos seus contatos, que porventura venham sofrer a tentativa de golpe, que ignorem os pedidos.
O alerta feito por Manassés vale para todos os cidadãos que forem surpreendidos com pedido dessa natureza, via WhatsApp.
Esse tipo de golpe é feito a partir da replicação do perfil de uma pessoa, ou seja, os criminosos usam a mesma foto e nome, mas o número é diferente. Como o golpe trata apenas de uma replicação, e não da clonagem do perfil, a operação não requer sofisticação técnica. Basta que o golpista tenha o número da pessoa e baixe a foto de contato. A conta falsa é usada, então, para enganar os contatos da vítima.
(Fonte: AsCom Maraú)