ESPECIAIS
Atenção: Todo cuidado com o fogo é pouco!
Prevenir incêndios é tão importante quanto saber apagá-los ou mesmo saber como agir corretamente no momento em que eles ocorrem.
Em Ubaitaba estão frequentes as queimadas, e que estão provocando grandes incêndios. Hoje é importante lembrar que estamos em um período de seca aonde fica mais fácil do fogo se espalhar. Mas a população precisa se conscientizar sobre o assunto. Além de riscos ao meio ambiente, os incêndio prejudica a saúde, a queima de alguns produtos pode gerar problemas muitos graves para a saúde da comunidade.
Somente na ultima semana tivemos dois casos de incêndios provocados pelas queimadas sem controles e irregulares que neste período são frequentes. Proprietários de duas fazendas tiveram grandes prejuízos após uma pessoa tocar fogo em um outro lugar e o fogo ter se espalhado para a plantação de cacau.
Fiquem atento:
Início de incêndio e outros sinistros de menor vulto podem transformar-se em tragédia, se forem evitados e controlados com segurança e tranqüilidade por pessoas devidamente treinadas. Na maioria das vezes, o pânico dos que tentam se salvar faz mais vítimas que o próprio acidente.
Os incêndios mais destruidores aparecem com uma combinação explosiva de três fatores. Primeiro, um clima quente e seco, em que a umidade do ar não ultrapasse 20%. Segundo, a presença de alguma coisa que provoque a primeira fagulha, desde um relâmpago até um simples cigarro aceso. Por último, combustível para alimentar as chamas – e isso as florestas têm de sobra, com suas toneladas de madeira inflamável, arbustos e folhagens secas. Se estiver ventando muito, pior ainda: as correntes de ar são capazes de carregar uma folha flamejante por até 50 metros de distância. No país, 95% dos incêndios são causados pela ocupação desordenada da zona rural. “O corte de madeira abre clareiras no meio da floresta, diminuindo a resistência do solo e a umidade da área. Mas o grande inimigo são as queimadas.
Nas secas, elas fogem de controle e avançam sobre as áreas de floresta intocada”, afirma o sociólogo Flávio Montiel, diretor de proteção ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Para evitar os incêndios, o Ibama possui um sistema de quatro satélites que monitora os focos de calor nos territórios críticos. “Na suspeita, a ordem é destacar uma equipe para combater o fogo. Cada minuto é precioso para evitar que o incêndio se alastre”, diz o agrônomo Hélio Ogawa, do Instituto Florestal do Estado de São Paulo. As estratégias para vencer o incêndio incluem o combate com brigadas, aviões e helicópteros, ou ainda isolar a região em chamas para limitar os danos.
Ubaitaba.com – Sempre Atualizado!
Você precisa estar logado para postar um comentário Login