Conecte-se conosco

News

[Bahia] Dia protestos no interior do estado a menos de 15 dias do início da copa

Publicado

em

Hoje (02), há menos de 15 dias para o início dos jogos da Copa do Mundo no Brasil,  cidades do interior baiano vivenciaram horas de protesto estudantil.manifestacao-br330

Em Ipiaú, os manifestantes do CETEP Médio Rio das Contas cobravam melhor estrutura para a escola , pagamento dos salários do professores contratados que, diante da falta de pagamento de seus vencimentos (três meses ao todo) entraram em  greve e, a regularização da merenda escolar que estaria suspensa por falta de recursos. Além disso a escola se encontra com serviço de abastecimento de água interrompido. O tráfego da BR 330 que liga Ipiaú a Ubatã ficou interrompido por algumas horas, sendo restabelecido a partiras das 9:30 com a chegada da Polícia Rodoviária Federal

Já em Ilhéus, alunos de diversos colégios se reuniram para protestar contra o aumento das passagens de transporte coletivo após o anúncio oficial realizado pelo prefeito Jabes Ribeiro (PP). As passagens que custavam R$2,60, serão reajustadas para R$2,80 a partir do dia 08 de junho. Após manifestação pelo centro da cidade, os alunos foram até a Ponte do Pontal onde interromperam o tráfego de veículos. Policiais militares dispersaram o movimento e detiveram supostos líderes. Segundo jornalistas presentes no momento, as prisões foram arbitrárias, visto que os detidos não tinham ligação com a liderança da manifestação.

Ambos os movimentos apontam tem em comum, o paradoxo de um país que se diz capaz de realizar um grande evento mundial de alto nível, mas não consegue dar soluções eficazes nos serviços públicos básicos.

Padrão FIFA

O “padrão fifa”, que faz parte do slogan exposto por muitos manifestantes, está além dos valores gastos pelo estado para financiar a construção dos estádios e estrutura para a realização do evento. Quando os estudantes empunham faixas cobrando tal padrão para a educação, referem-se ao comprometimento, retorno e concessões feitos à organização do evento esportivos, fatos que não se veem nas estruturas de base voltadas à população. O estado é capaz financiar a construção de arenas de futebol modelo mas é incapaz, mesmo gastando uma soma maior de recursos, de manter os salários dos profissionais de educação em dia e manter uma estrutura básica de ensino, só para citar um exemplo.

O acirramento de manifestações de cunho social tendem a se amplificar durante a realização da Copa do Mundo, bem como a repressão  aos atos devem ser mais severas a partir de agora. (Marau Notícias)

Copyright © 2024 - Comunika