Conecte-se conosco

BRASIL & MUNDO

Brasileiro do Estado Islâmico planejou ataque na Rio 2016, diz deputado francês

Publicado

em

Brasileiro do Estado Islâmico planejou ataque na Rio 2016, diz deputado francês

Um membro brasileiro do grupo terrorista Estado Islâmico estaria preparando um atentado contra a delegação francesa durante a Olimpíada no Rio de Janeiro.

Brasileiro do Estado Islâmico planejou ataque na Rio 2016, diz deputado francês

A informação foi revelada por um deputado francês durante uma audiência do inquérito parlamentar sobre os ataques de 2015 na França. Durante a audiência, o parlamentar pergunta sobre o suposto plano terrorista a um chefe da inteligência francesa, que confirmou ter recebido a informação de parceiros.

A transcrição da audiência está disponível no site da câmara francesa. “Eu não tinha ouvido falar desse brasileiro que se preparava para cometer atentados contra a delegação francesa nos Jogos Olímpicos. Como você sabe?”, pergunta o presidente da comissão, George Fenech. Ele é respondido pelo general Christophe Gomart: “Pelos nossos parceiros”.

A audiência foi noticiada pelo jornal francês Libération. Segundo a publicação, o general, que é Diretor de Inteligência Militar não entrou em detalhes se o suposto membro do EI está preso e sobre a sua localização exata — “que não era necessariamente no Brasil”.

A publicação afirma ainda que a informação não entraria para a transcrição da audiência, se não fosse a pergunta do deputado. O general também disse durante a audiência que, para garantir a segurança da Rio 2016, o Brasil prevê “a criação de um centro anti-terrorista” com especialistas norte-americanos , britânicos, espanhóis e franceses. Mais de 600 mil pessoas são esperadas para a Olimpíada no Rio de Janeiro.

O G1 entrou em contato com a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Ministério da Defesa e Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro (Seseg). A Seseg disse que não irá se pronunciar sobre o assunto pelo caso não ser de atribuição da Secretaria.

A Abin e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República informaram nesta quarta-feira (13) que não foram notificados pelas agências de inteligências francesas sobre um possível plano de ataque terrorista por um brasileiro durante os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Comunika