COPA DO MUNDO
Craques podem ou não ter relações sexuais na Copa do Mundo? Especialistas dão a resposta
Brasil e México são adversários dentro e fora de campo na Copa 2014. As duas seleções se enfrentam em 17 de junho, em Fortaleza, na segunda rodada, mas também travam um duelo cultural na concentração de seus jogadores.
Enquanto o técnico Luiz Felipe Scolari liberou, Miguel Herrera proibiu sexo para seus jogadores. O R7 ouviu especialistas para responder uma pergunta que ronda Mundiais afora: craques podem ou não ter relações sexuais?
A questão é tão complexa que mesmo profissionais da área divergem quando o assunto não é entre as quatro linhas, mas entre as quatro paredes. Especialista em medicina esportiva do Hospital Beneficência Portuguesa e do Hospital Santa Virgínia, André Jorge, não crê em nenhum tipo de limitação para jogadores que são capazes de correr 90 minutos.
— O grande problema é o exagero, é a pessoa fazer muita bagunça, ficar até altas horas bebendo, fazendo festa. Agora, aquela coisa cotidiana, normal, não há problema algum. O esforço físico, principalmente para esses atletas de ponta, é mínimo. Eles têm grande preparo físico.
á a psicanalista Priscila Gasparini não gosta da ideia de sexo na concentração e entende o posicionamento do técnico mexicano. A especialista entende que o atleta tem de estar mesmo focado na partida.
— O jogador deve fazer atividades leves que também deem prazer a ele antes dos jogos, mas sexo não. Algo que demande menos energia.
Experiente em Mundiais, Felipão já declarou que vai liberar sexo durante a concentração na Granja Comary, em Teresópolis, mas “sem malabarismo”. Ao contrário de outros Mundiais, os jogadores estão em quartos individuais e não precisam contar com a colaboração de companheiros de quarto.
Mais linha dura, Herrera pede concentração máxima dos seus convocados e acredita que os jogadores podem esperar a Copa passar para reencontrarem suas mulheres e namoradas. Bebidas também estão proibidas na concentração da equipe em Santos. A equipe sofreu com problemas de relacionamento na Copa das Confederações e jogadores teriam sido flagrados em casas noturnas no Rio de Janeiro.
— Se um jogador não pode aguentar um mês ou 20 dias sem ter relações sexuais, então não está preparado para ser um profissional. Vamos jogar um Mundial, não vamos a uma festa.
Há quem prefira ainda um meio termo. O técnico Cesare Prandelli, da seleção italiana, disse que as mulheres dos jogadores estão liberadas para entrar no hotel. Mas as moças estão terminantemente proibidas de entrarem nos quartos. Resta saber se os tetracampeões mundiais vão resistir.
Em busca do hexacampeonato, a seleção verde-amarela estreia contra a Croácia, em 12 de junho, no Itaquerão, em São Paulo. Já o México encara Camarões, no dia seguinte, na Arena das Dunas, em Natal. (R7)
Você precisa estar logado para postar um comentário Login