GIRO DE NOTÍCIAS
Crianças retiradas dos pais na Bahia são recebidas com festa
Fantástico mostra retorno das crianças à cidade de Monte Santo.
Ministra pede punição de juiz que concedeu adoção irregular.
Os cinco filhos da lavradora Silvânia da Silva voltaram com a mãe biológica para a cidade de Monte Santo, na Bahia, onde foram recebidos com festa. Deste domingo (23) traz imagens do reencontro e da viagem à terra natal.
O caso foi denunciado no programa Fantástico no mês de outubro. Silvânia e Gerôncio, moradores de Monte Santo, relataram ter tido os filhos arrancados de dentro de casa por policiais. O novo juiz da cidade apontou irregularidades no processo que concedeu a guarda provisória aos pais de Campinas (SP).
Nesta semana, as crianças voltaram para a Bahia, por decisão judicial. Ao chegar a Monte Santo, os moradores a recebem com festa. “Por que você está chorando, Silvânia?”, questiona o repórter. “De alegria”, responde a mãe.
Os moradores também comentam o retorno. “Chorei pra me acabar de ver essas crianças sair assim roubadas dos braços do pai mais a mãe”, diz um deles.
Já em Monte Santo, as crianças reencontraram o pai. “Painho, cadê o cavalo? Perguntou logo pelo cavalo”, relata Gerôncio, que logo correu, selou o animal para o filho montar. “Se eu falar pra ele correr, ele me derruba?”, perguntava o menino ao pai.
A decisão da Justiça baiana incluiu um período de readaptação, em que as crianças permaneceram com a mãe em São Paulo sob o acompanhamento de uma equipe de psicólogos e pedagogos.
“As crianças tiveram uma ruptura lá em Monte Santo há um ano e oito meses atrás, e agora novamente outra ruptura, porque é evidente que nesse período eles buscaram outras referencias, e construíram referências”, afirma Sandra Grego, uma das pedagogas.
“O que é preciso é que ele responda diante do mal e do crime que cometeu. Um sofrimento incalculável pra crianças, pra mãe, pra família em Monte Santo e pra essas famílias que estão em outro estado da federação e que também sofrem com tudo isto”, completou a ministra.
fonte G1
Você precisa estar logado para postar um comentário Login