News
Emiliana (PP) vence eleições suplementares em Camamu
Votação foi realizada neste domingo (3), na região sul do estado. Resultado foi divulgado pelo TRE-BA com 100% das urnas apuradas.
Emiliana de Zequinha da Mata (PP) venceu as eleições suplementares realizadas neste domingo (3) e é a nova prefeita de Camamu, na região sul da Bahia. Segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), a candidata obteve 48,55% dos votos válidos, o que corresponde a 7.677 dos votos. O resultado saiu com 100% das urnas apuradas por volta das 19h10. Edeval Souza Batista é o vice de Emiliana.
De acordo com informações do TRE-BA, Luiz Oliveira da Luz (PRB) obteve 40,87% dos votos válidos, o que corresponde a 6.462 votos. Noélia Maria Nascimento da Silva (PRP) conquistou 10,58% dos votos válidos, o que equivale a 1.673 votos.
O pleito suplementar foi realizado porque as eleições anteriores, realizadas em outubro de 2012, foram anuladas pela Justiça Eleitoral porque os candidatos que concorreram em 2012 tiveram o registro de candidatura rejeitado.
Neste domingo, foram contabilizados 321 votos brancos (1,91%) e 704 votos nulos (4,18%).
Renúncias
Ainda segundo o TRE-BA, o candidato Francisco Vasconcelos (PMDB), da Coligação Por Amor a Camamu, que também concorreu ao cargo de prefeito na eleição de 2012, renunciou à disputa juntamente com o candidato a vice-prefeito.
Outro a se retirar da disputa foi o candidato a vice-prefeito do PHS, José Wilton Sacramento Hora, que tinha como candidato a prefeito Deroakson Mattos Rosa. A Justiça Eleitoral informou que nenhuma das coligações apresentou substitutos para os candidatos, o que, de acordo com a legislação eleitoral, pode ser feito até a véspera das eleições.
Recurso
A chapa do PSOL concorreu subjúdice devido ao indeferimento do registro do candidato a vice-prefeito, que tem recurso pendente de julgamento no TRE-BA, informou o órgão. A chapa tem os candidatos Gilmar Evangelista Santos na disputa para prefeito e Alan Mendonça Soares de Oliveira como vice.
Votação
Na cidade do sul da Bahia, 24.545 eleitores foram distribuídos em 72 seções eleitorais neste domingo. Ao total, foram 19 locais de votação em toda a cidade.
A diplomação está marcada para 18 de março. A posse vai ocorrer no dia 20. Até então, a gestão da prefeitura era feita pelo presidente da Câmara de Vereadores.
Histórico
Na cidade de Camamu, segundo o TRE-BA, mais de 50% dos votos válidos das eleições de 2012 foram anulados por terem sido dados a candidatos que tiveram os registros de candidaturas negados em decisão definitiva da Justiça Eleitoral. Tiveram as candidaturas indeferidas os candidatos Américo José da Silva (PSD), que obteve 5.729 votos (31,13 %); Ioná Queiroz Nascimento (PT), que levou 4.128 votos (22,43 %), e Idalina Miranda (DEM), com 57 votos (0,31 %).
Emiliana Assunção (PP) foi a primeira colocada na disputa ao cargo de prefeito da cidade de Camamu em 2012 – com 5.993 votos válidos (32,56 %). Segundo o TRE, ela disputou na eleição de outubro após substituir, na véspera da eleição, o irmão Zequinha da Mata, que teve o registro indeferido. Do G1
Você precisa estar logado para postar um comentário Login