Conecte-se conosco

Bahia

Fabíola propõe transformar núcleo de prevenção ao suicídio em centro de referência

Publicado

em

A  deputada Fabíola Mansur (PSB) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia uma indicação que visa transformar o Núcleo de Estudos e Prevenção ao Suicídio (NEPS), em um centro de referência.

Em sua proposta, a parlamentar solicitou ao governador Rui Costa que autorize a Secretaria de Saúde (SESAB) a tomar as medidas necessárias a transformar a instituição.

A legisladora lembra que setembro é o mês conhecido pela prevenção ao suicídio, oportunidade para se reforçar a ideia de ter na Bahia o primeiro centro de Referência na Prevenção e Estudo do Suicídio do Brasil.

“A administração pública é um excelente cenário para o crescimento de uma instituição. Assim como sementes, algumas brotam, outras não. E dentre as que crescem, algumas iniciativas, pela própria representatividade e efetividade, conquistam a expressão inexorável da sua utilidade pública”, considera.

Fabíola argumenta que o serviço ofertado pelo núcleo, atualmente vinculado ao Centro de Informações Antiveneno da Bahia ( CIAVE), é único no Brasil. “Nasceu genuinamente do contato diário e direto com pessoas de todas as classes sociais que, por estarem submersas em um extremo sofrimento psíquico, tentaram o suicídio como saída para as suas angustias”, recorda.

“O NEPS, para orgulho do estado da Bahia, tornou-se modelo de atendimento e acompanhamento a pessoas em risco de suicídio, modelo que vem despertando a atenção de especialistas de outros estados interessados em copiar o exemplo. São mais de 4 mil atendimentos anuais distribuídos entre psicoterapia, acompanhamento psiquiátrico e terapia ocupacional, além de projetos bem sucedidos de reinserção dos paciente através da arte”, elenca.

A deputada considera que a elevação do núcleo em centro representaria o reconhecimento da “maioridade profissional” do órgão, que deve ser emancipado. A mudança tornaria o centro em uma referência estadual no estudo e prevenção ao suicídio.

“Emancipar o NEPS é um caminho natural para que o estado da Bahia garanta seu lugar histórico de abrigar o primeiro centro de referência em prevenção ao suicídio de todo o Brasil, antes que outros estados que compartilharam conosco dessa experiência tomem esta iniciativa antes de nós”, aconselha a socialista.

Continue Lendo
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Comunika