Conecte-se conosco

Bahia

‘Governadores’ da Bahia visitam Ubaitaba e Aurelino Leal para avaliar a situação das duas cidades por conta da enchente do Rio das Contas

Publicado

em

Os prefeitos Bêda Queiroz e Rodrigo Andrade se reuniram na tarde desta terça-feira, 27, com o governador da Bahia, em exercício, Adolfo Menezes e o governador eleito, Jerônimo Rodrigues, onde discutiram propostas e soluções para amparar aos desabrigados, desalojados, reconstruir pontos destruídos nas duas cidades, além de amparar o comerciante que teve sua loja invadida pelas águas.

Na reunião, Jerônimo Rodrigues informou que de imediato estão em contato com os prefeitos de todas as cidades que foram atingidas pela cheia do Rio das Contas. Na oportunidade, o governador responsabilizou a CHESF pela situação sofrida pelos municípios e informou que o ministério público irá ser acionado para esclarecer essa situação da responsabilidade da Hidrelétrica. Um dos motivos seria a falta de um aviso prévio e mais organizado aos municípios.

O Prefeito Bêda aproveitou a oportunidade para expor a situação do município e pediu mais cooperação do Estado nessa questão para com os municípios e também demonstrou insatisfação da falta de alinhamento da CHESF para com a cidade de Ubaitaba.

O Comandante do Corpo de Bombeiros da Bahia, o Coronel Marchesini, Tambem presente, anunciou que na quarta-feira, Ubaitaba e Aurelino Leal deverão receber um caminhão de Donativos do Governo do Estado que será trazido pelo corpo de Bombeiros da Bahia.

Rodrigo Andrade, agradeceu a parceria e solicitou empenho e rapidez desse apoio do governo do Estado.

Estiveram presentes, o deputado estadual, Raimundinho JR, o vereador e presidente da Câmara de Ubaitaba, Caíque Japonês, a vereadora Suza, o vereador Buiquinho e Jhon Jhon, além de secretários de Ubaitaba e Aurelino Leal.

SITUAÇÃO DE UBAITABA

Desde o último domingo, 25 que a cidade foi atingida em cheio pelas águas do Rio das Contas e toda a orla da Beira Rio, Praça da Feira, zona da Ponte no Maria Olímpia, pontos no bairro da Conceição, avenida Valter Passos foram bastante atingidas pelas águas. O distrito de Piraúna, além de ser bastante atingido ainda está ilhado, com as duas vias de acesso tomada pelas águas.

O distrito de Oricó também está ilhado. No final da tarde desta terça-feira, o nível do rio começa a baixar e já é possível ver uma diferença de mais de 50 centímetros de um total de 4 metros de altura que o Rio subiu.

PREFEITURA ANTECIPOU AÇÕES E DEU RESULTADO

Desde o sábado, 24, que a prefeitura de Ubaitaba vem fazendo um trabalho de prevenção e orientação, esvaziando as casas proporcionalmente e levando as pessoas para abrigos ou retirando os móveis de suas casas.

Os veículos de pontos críticos como a avenida Beira Rio também foram retirado das garagens. A equipe do governo de todas as secretarias trabalharam de forma agial e integradas: Comunicação, Social, Administração, Obras, Meio Ambiente e Esportes conseguiram realizar um grande resultado. Dessa vez, os prejuízos dos moradores foram diminuídos significativamente. Já o prejuízo das ruas ainda não é possível dimensionar, somente quando o Nivel da água baixar.

Mas, felizmente não houve mortes e nem deslizamento de terras ou outros acontecimentos mais trágicos. (Ascom/Ubaitaba)

Copyright © 2024 - Comunika