News
Governo prepara repatriação de 3.000 brasileiros no Líbano
Fontes do Itamaraty afirmam que o governo brasileiro começou uma operação de resgate dos cidadãos que estão no Líbano. Quase 3 mil pessoas se mostraram dispostas a retornar ao Brasil. A maioria são moradores do Vale do Bekaa e da capital, Beirute, locais mais afetados pelo conflito entre Israel e o grupo extremista Hezbollah.
Representantes brasileiros no Líbano informaram estes números ao final desta manhã. Antes disso, o balanço era de cerca de mil candidatos, segundo o portal G1.
Em um primeiro momento, o Itamaraty insiste que, aqueles que possuem condições financeiras, tentem embarcar em voos tradicionais. Quem não puder sair por conta própria deverá entrar na lista de repatriados do governo, cuja prioridade será dada a idosos, mulheres, crianças e pessoas com necessidade de assistência médica.
A embaixada brasileira em Beirute está fazendo consultas desde a terça-feira da semana passada (24) e afirma que a procura aumenta desde então. As tratativas entre os dois governos estão em etapa avançada e o primeiro avião da Força Aérea Brasileira (FAB) deve pousar em Beirute já neste fim de semana.
Conforme a fonte do Itamaraty, os números devem oscilar porque algumas famílias ainda podem desistir, pessoas podem conseguir sair por conta própria e outras podem entrar na lista por conta do aumento dos riscos. Em 2006, no último momento de grande crise entre Israel e Hezbollah, cerca de 3 mil brasileiros deixaram o país.