News
I Congresso da Juventude de Camamu foi realizado com sucesso

Foi realizado o I Congresso da Juventude de Camamu no domingo (07).
A realização do I CONGRESSO DA JUVENTUDE DE CAMAMU, no dia 27/09/2015, no Colégio Estadual Manoel Benício Dias foi o inicio de um exercício da discussão e proposição de ideias, levando sempre em consideração os princípios democráticos, e essa juventude plural em sua diversidade étnica, urbana, rural e seus movimentos representativos expuseram seus devaneios, suas aspirações de dias melhores nas políticas públicas jovens.
O Congresso ocorreu com muito esforço, que em apenas 15 dias realizaram essa festa propositiva. Ainda contou com a presença do assessor da Secretaria de Justiça, direitos humanos e Desenvolvimento Social (Glauco Chalegre), do secretário de Juventude de Valença (Antonio José Daniel), da ex-prefeita (Ioná Queiroz).
Esse congresso tem o intuito de fomentar políticas participativas na juventude. E assim seguiu o roteiro com inúmeras discussões acaloradas, o que nos dar à mostra de que a juventude quer espaços para que suas indagações sejam ouvidas e implementadas.
A representatividade desse segmento social traz também à sociedade de Camamu a necessidade de entender esse protagonismo articulado por ela (JUVENTUDE). Abnegando de se fazer de massa de manobra.” E não adianta dizer que juventude não gosta de política! ELA não gota de POLITICAGEM” – Disse assim um dos jovens participantes do congresso.
É importante que a sociedade do nosso município entenda esse processo que nós jovens estamos propondo, e isso é novo para Camamu (mesmo sendo um município secular). Queremos diálogos, temas relevantes relacionados diretamente com a nossas vidas, EMPREGO, RENDA, REDUAÇÃO DA MAIORIDADE PENAL, PRECONCEITOS, GÊNERO, ESPAÇOS URBANOS E RURAIS, EDUCAÇÃO, SAÚDE, CULTURA, LAZER, ESPORTE, TURISMO, INFRAESTRUTURA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, queremos debater a vida do povo, e nós somos parte dele.
Por isso a realização do I CONGRESSO DA JUVENTUDE DE CAMAMU “A juventude de hoje projetando o futuro”. É inacreditável o discurso “fajuto” que somos o futuro sem o nosso planejamento no presente.
Sem dúvidas, foi um feito magnífico, porque tomamos a responsabilidade que nos convém, com nossa diversidade multi jovem: indígenas, quilombolas, ribeirinhos, sem terras, sindicais, camponeses,estudantes, educadores, jovens urbanos, rurais, religiosos deram um show de diálogo de ideias com propósito de promover a melhoria na qualidade de vida do nosso município.
A representatividade de Iona Queiroz, deve-se ao apoio irrestrito ao nosso ato, bem como as ideias desse grupo que se articula por uma política pública participativa. O Território Baixo Sul (Eduardo Azevedo Araujo) e também Vereador Manoelluiz da Silva contribuíram de forma significativa. E para provar que não há preconceito político, houve também à participação de outros líderes políticos municipais, pessoas que nos ajudaram citaremos aqui, por gratidão, mas principalmente por compreender o compromisso da juventude ( Valmar Fernandes da Silva CEPLAC, Chocho da CEPLAC, Vereador Enoc Souza, Joilson da Cerveja, Marcelo De Jura, o Colégio Estadual Manoel Benício Dias, Diáriodecamamu.com, Ion Nascimento, Mix Papelaria, o Colégio Estadual Luiz Rogério de Souza, professora Tânia Alves). *Diário de Camamu

Você precisa estar logado para postar um comentário Login