Conecte-se conosco

Bahia

Índios invadem fazendas em Itapebi, um homem morre e PF assume caso

Publicado

em

Grupo de 20 indígenas invadiu fazenda no domingo, no interior da Bahia. 

Indígenas afirmam que estão lutando pela recuperação de suas terras.

Foto Ilustrativa

Foto Ilustrativa

Cerca de 20 indígenas da tribo Tupinambá invadiram três fazendas no município de Itapebi, a 130 km de  Porto Seguro, na Bahia, de acordo com informações da Polícia Federal  (PF). Segundo o órgão, os índios invadiram três fazendas e incendiaram uma das casas da sede. Uma pessoa foi encontrada morta no local, com um tiro no pescoço.

Ainda de acordo com a PF, os indígenas confessaram que incendiaram a casa e negam envolvimento com a morte do homem. O suspeito do crime ainda não foi identificado. As polícias Civil, Militar e o Departamento de Polícia Técnica (DPT), foram acionados para investigar o ocorrido.

Os índios invadiram a fazenda no domingo (19) e nesta quarta-feira (22) eles deixaram o local. Segundo a polícia, em depoimento, eles disseram que vivem em uma mata ao redor da fazenda e afirmam que estão lutando pela recuperação de suas terras.

Os fazendeiros foram ouvidos pela polícia na terça-feira (21), e afirmaram que os índios invadiram a propriedade e mataram animais da fazenda. Já os índios disseram aos agentes que os fazendeiros responderam a invasão com violência.

Os policiais investigam se pistoleiros estariam envolvidos com os índios. A Fundação Nacional do Índio (FUNAI) está acompanhando todo o caso. Segundo o delegado da Polícia Federal em Porto Seguro, Eriosvaldo Renovato Dias, a situação já se normalizou no local. (G1/Bahia)

Copyright © 2024 - Comunika