GIRO DE NOTÍCIAS
Invenção barata com pneus pode ajudar no controle do vírus da zika
Uma invenção barata que usa pneus velhos pode ser uma ótima aliada no combate ao zika vírus. É o que mostram pesquisadores mexicanos.
Os especialistas divulgaram na primeira semana de abril resultados de um estudo que avaliou a eficácia da armadilha , batizada como ovillantas, para os mosquitos feita com os pneus. A invenção é capaz de recolher milhares de ovos do zika.
As fêmeas depositam seus ovos em uma tira de madeira ou papel que flutua sobre a solução líquida dentro da armadilha de borracha. A tira pode ser removida semanalmente e os ovos destruídos com fogo ou etanol.
Especialistas em saúde apostam na armadilha para ajudar as pessoas em áreas remotas onde outros métodos não estão disponíveis. A ideia é reduzir o contato das pessoas com os mosquitos que propagam a zika, doença com sintomas leves, mas que preocupa pela forte associação com casos de microcefalia.
“Decidimos usar pneus reciclados, em parte porque já representam 29% dos locais de reprodução escolhidos pelos mosquitos Aedes aegypti, em parte porque os pneus são mais acessíveis em ambientes de baixos recursos”, disse o pesquisador Gerardo Ulibarri, da Universidade Laurentian de Ontário.
Os especialistas testaram a invenção na cidade guatemalteca de Sayaxche ao longo de 10 meses. “Recolheram e destruíram mais de 18.100 ovos de Aedes por mês usando 84 ‘ovillantas’ em sete vizinhanças”, indica o estudo. O método custa apenas 20% do que custaria combater o inseto com pesticidas, dizem os pesquisadores.
O projeto foi pago pelo governo canadense. Ulibarri colaborou com Ángel Betanzos e Mireya Betanzos do Instituto Nacional de Saúde Pública do México e do Ministério da Saúde da Guatemala. A solução baseada em leite utilizada para atrair os mosquitos foi desenvolvida pela universidade Laurentian. (Yahoo)
Você precisa estar logado para postar um comentário Login