SUL DA BAHIA
Itacaré inicia o Junho Verde em grande estilo
A Prefeitura de Itacaré, através das Secretarias de Meio Ambiente, Educação, Turismo e Cultura, Agricultura e Transporte, realizará um mês inteiro de atividades voltadas ao JUNHO VERDE.
E no dia 01 de junho a jornada foi iniciada em grande estilo, com uma linda caminhada no Distrito de Taboquinhas, com a participação dos alunos do Colégio Padre Edgar e Bom Jesus, além da comunidade. A programação segue até o dia 30 de junho.
Itacaré vem sendo destaque nacionalmente, por causa das ações de sustentabilidade promovidas pelo poder público municipal. O JUNHO VERDE é um programa do governo Antônio de Anízio, que visa melhorar o uso dos recursos naturais de forma sustentável e não destrutiva, através da educação e conscientização, por isso durante todo este mês serão realizadas palestras, encontros, caminhadas, panfletagens, seminários, oficinas, dentre outras atividades que reforçam o bom uso dos recursos naturais. Este mês, por exemplo, será lançado o plano municipal de educação ambiental, que ampliará o diálogo com a sociedade e, principalmente, no ensino das escolas do município.
Dentro do programa Junho Verde, foi iniciado no ano de 2021 o então projeto Lixão Nunca Mais, que pouco tempo depois, no ano de 2022, realizou o fechamento total do lixão de Itacaré. O que começou como projeto, logo cresceu e se fortaleceu, tornando-se também mais um programa do município, LIXÃO NUNCA MAIS.
Em agosto de 2022 o lixão de Itacaré foi totalmente desativado, as pessoas que ali viviam receberam novas oportunidades de vida e trabalho. Foi criado o Centro de Triagem e Econegócios (CTE) para as famílias de Catadores do lixão, que passaram a desenvolver suas atividades num local digno e adequado, além disso, cada família irá receber uma casa novinha, que em breve serão entregues pelo Governo do Estado.
No CTE, além da venda dos materiais recicláveis, são produzidas vassouras e bolsas ecológicas, que geram renda e sustentabilidade. Hoje o programa é uma referência nacional e conhecido internacionalmente, sendo vencedor de vários prêmios. Suas bases estão firmadas na Economia e Desenvolvimento Sustentabilidade, Preservação da Natureza, além da Educação e Social, que tornam o programa muito mais humanizado.
Além do CTE, dentro do programa também foi criada uma estação de Transbordo, local para onde vão os materiais não recicláveis e de lá seguem para um aterro sanitário.